Quem passou pelo caminho entre a Praça da República e Praça dos Estivadores na manhã deste domingo, 16, com certeza não deixou de notar o colorido que invadiu a cidade. O primeiro Cortejo Arraial do Pavulagem e o Show Arraial do Pavulagem começou hoje, com o apoio da Prefeitura de Belém e como parte da programação do Arraiá da Capitá.
A família Santos é uma das muitas que aproveitou o domingo no cortejo. “Queremos manter essa cultura de brincar na rua, essa tradição da festa junina que tem tanto a cara da infância”, disse Flávia, que estava acompanhada de seu marido Adilson, o filho Francisco e a sobrinha Maria Luiza. “Eu mesma participava quando era criança, e era um acontecimento todos os anos”, relembrou a tecnóloga.
Este ano o cortejo teve a inversão do caminho tradicional, a concentração ocorreu em frente ao Theatro da Paz e seguiu em direção à Praça dos Estivadores, onde foi realizado o show da Banda Arraial do Pavulagem, já por volta do meio dia. A multidão dominou as ruas, com as cores, músicas e alegria tão características da festa.
Para a manicure Socorro Fortunato, a troca do percurso foi positiva, elogiando a iniciativa de utilizar o espaço da Praça dos Estivadores para o show. “Desse jeito a gente aproveita mais, é excelente”, comentou. Socorro estava acompanhada do marido Alexandre. Casados há 45 anos, os dois gostam de aproveitar juntos a programação. “Já avisei ao meu marido, quando o boi passar, vou dançar com ele”, brincou Socorro. “A gente sempre tenta dar uma passadinha, ouvir a música e dançar”, completou Alexandre.
A festa já é tradicionalmente realizada há mais de 30 anos e para quem acompanha o Arrastão há tanto tempo, todos os anos parece o primeiro. Mauro Schuster, de 90 anos, ama a época junina e acompanha o Cortejo Arraial do Pavulagem desde seu início. “Essa é sempre uma alegria para o povo paraense, todos os anos estamos aqui. Quando eu era jovem, em Icoaraci, já conhecia o Boi e hoje eu e minha esposa acompanhamos o Pavulagem. Espero aproveitar mais alguns anos ainda”, disse.
A programação se repetirá sempre aos domingos, nos dias 23 e 30 de junho, além do dia 7 de julho.