Pesquisar

Belém celebra o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Belém celebra o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável
Belém celebra o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável
Belém celebra o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável

Neste terça-feira, 18, mesa-redonda marcou o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável no auditório da Unama

O Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, transcorrido nesta terça-feira, 18, foi instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2017 para incentivar a prática da gastronomia ambientalmente responsável e promover o desenvolvimento agrícola e a produção conscientes. A data também reforça a necessidade de fortalecimento ds práticas de conservação da biodiversidade e de segurança alimentar nas comunidades.

Com esses objetivos, a Prefeitura de Belém, em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), promoveram uma mesa-redonda na noite desta terça-feira no auditório da Unama para discutir o tema e apresentar as soluções que Belém tem apresentado na promoção da gastronomia sustentável.

Cláudia Sadalla, ponto focal da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Belém e diretora de negócios da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), participou da mesa de debates. Ela destacou a importância das diferentes visões acerca da temática. “Precisamos pensar em todos os aspectos. Por exemplo: como trabalhamos com os nossos produtores, da produção até a mesa? Por isso chamamos para esse debate os alunos de gastronomia, a sociedade, e temos aqui para discutir sobre isso pessoas que fazem um trabalho excelente neste segmento”, disse Claudia.

“Queríamos trazer pessoas de referência na cidade que pudessem falar sobre a cultura gastronômica e o uso dos ingredientes regionais”, disse Bruno Morais, coordenador do curso de gastronomia da Unama, reiterando o quanto a parceria com a Prefeitura de Belém foi significativa nesse sentido.

Também participaram da mesa-redonda Joana Martins, diretora do instituto Paula Martins, que apresentou o case da Manioca, marca desenvolvida por ela que trabalha com pequenos produtores para divulgar a cultura local; Antônio Comaru, professor da Unama, que abordou o assunto de maneira acadêmica; e a chef Angela Sicília, finalista do concurso internacional da Unesco em Parma (Itália) com o prato ravioli de maniçoba, falando da experiência de levar este sabor tão belenense para um concurso internacional.

Luana Pontes, 44, recém-formada em gastronomia e participante do evento como ouvinte, contou que a área proporciona uma possibilidade de se renovar “e estudar sobre isso é encantador”: “Estamos na Amazônia. Neste local com insumos naturais e maravilhosos e a nossa população local precisa ter acesso a eles da melhor forma possível. Nossa riqueza é infinita e precisamos ver isso”.

Em 2015 Belém recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco. Desde então, a capital paraense tornou-se referência mundial em gastronomia, passando a integrar uma rede de cidades que busca desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.

Neste mês de junho, Belém participou da Conferência das Cidades Criativas, promovida pela Unesco, com a participação de todas as cidades. Cláudia representou Belém durante a programação como uma das 28 cidades criativas da gastronomia. “Tive a honra de representar Belém neste evento em Fabriano, na Itália. Pude apresentar nossa cidade, inclusive levando algumas coisas daqui e falei sobre os eventos que já realizamos como Cidade Criativa da Gastronomia”, explicou.

A diretora da Codem contou um pouco sobre sua experiência como delegada da cidade de Belém, destacando também o quanto criamos cultura através do alimento. “Estar presente neste tipo de evento é muito importante. A visibilidade que nossa cultura recebe é enorme, nosso alcance a partir disso colabora para que o mundo volte a atenção para Belém”, disse Cláudia Sadalla.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: