Nesta quinta-feira, 20, o concurso de quadrilhas se inicia na Aldeia Amazônica, em promoção da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumble), dentro do Arraiá da Capitá vai reunir 33 quadrilhas, entre os dias 20 e 28 de junho, com apresentações que se iniciam sempre às 19h. Ao todo, serão oito dias de programação, com entrada gratuita.
Para garantir a tranquilidade do público e dos participantes no Arraiá da Capitá, a Prefeitura de Belém vai disponibilizar vários serviços, por meio das secretarias municipais. A Guarda Municipal de Belém (GMB) vai contar com 40 agentes por dia, que atuarão em toda a extensão da Aldeia Amazônica, com policiamento ostensivo e preventivo, em viaturas, motocicletas e a pé, cumprindo ações de abordagens e revista pessoal em toda a extensão do evento e seu entorno.
A Secretaria de Saneamento (Sesan) atuará em todos os dias da programação com equipe de varrição composta por 20 agentes de serviços urbanos. As equipes de limpeza estarão concentradas desde a manhã do dia 20, quando será feita a lavagem de todo o espaço. Os agentes permanecerão na avenida durante toda a programação para fazer a varrição da pista entre as apresentações.
Sons automotivos e estabelecimentos que estejam com o volume do som acima do permitido serão fiscalizados pelos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) vai contar com educadores de rua que atuarão em conjunto com o Conselho Tutelar e a Vara da Infância e da Juventude verificando situações que envolvam crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai contar com um posto de atendimento de urgência e emergência e uma ambulância, além de fazer a distribuição de material educativo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids. A Secretaria Municipal de Economia (Secon) dará suporte no concurso de quadrilhas e os agentes da secretaria irão realizar a fiscalização e ordenamento do comércio ambulante e das vias de acesso à Aldeia Amazônica.
Em virtude da programação, a circulação de veículos na avenida Pedro Miranda, no perímetro compreendido entre as travessas Enéas Pinheiro e Pirajá, sentido centro/bairro, no bairro da Pedreira, foi interditado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB). O bloqueio começou a valer desde segunda-feira, 3, para a montagem das arquibancadas e seguirá assim até o encerramento de toda a programação, no dia 29 de junho.
Os ônibus das linhas Sacramenta - São Brás e Sacramenta - Presidente Vargas estão sendo desviados para a travessa Lomas Valentinas, avenida Marquês de Herval, travessa Alferes Costa e retornarão para a avenida Pedro Miranda, a destino. No sentido bairro/centro, o trânsito permanece inalterado. Agentes da SeMOB darão apoio no ordenamento do trânsito durante os serviços.