Um festival de cores, alegria e muita dança marcou a terceira noite do concurso de quadrilhas, no Arraiá da Capitá. A programação, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), reuniu na noite de sábado, 22, na Aldeia Amazônica, cerca de 1.500 pessoas, entre público e dançarinos. A apresentação das 11 quadrilhas contagiou o público com sua criatividade. Com a parceria das secretarias e entidades municipais, o evento está dando show com diversos serviços, que garantem mais tranquilidade aos participantes.
A cada ano, a beleza e o sincronismo das quadrilhas juninas atraem um público cada vez maior. “O evento é realizado há mais de 20 anos. A Fumbel é responsável pela seleção das quadrilhas, bem como pela seleção e formação dos jurados e a organização geral do concurso”, destacou Sílvia Lovaglio, diretora de Cultura da Fumbel.
Para Renan Moraes, de 28 anos, que veio de Parauapebas, sudeste paraense, o concurso valoriza a cultura popular. “Cheguei neste sábado para prestigiar essa festa popular e a minha quadrilha do coração que é a Mensageiros do Amor, aqui do bairro da Pedreira”, contou.
As apresentações do concurso de quadrilhas começaram por volta das 19h30, tendo como atrações quadrilheiros de Belém e dos distritos municipais. Pela ordem, se apresentaram Cristal Junino (Barreiro), Santa Luzia (Jurunas), Roceira Arrasta Pé (Tenoné), Roceiros da Barão (Guamá), Mensageiros do Amor (Pedreira), Romance Matuto (Canudos), Folguedos Anarriê (Pedreira), Impacto Junino (Icoaraci), Rosa Vermelha (Icoaraci), Roceira Estrela Junina (Icoaraci) e O Amor é Nosso (Mosqueiro).
Parceiros - Nos intervalos entre as apresentações, uma equipe de 23 agentes de serviços urbanos da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) fazia a manutenção da arena com a varrição e retirará de todos os confetes ou partes das roupas que ficam para trás. Após o término das apresentações, esses também faziam a limpeza das arquibancadas e da pista no entorno da Aldeia, deixando tudo limpo para este domingo, 23, último dia da primeira fase do concurso de quadrilhas do Arraiá da Capitá.
A Guarda Municipal de Belém (GMB) está com 100 agentes por dia da programação, atuando em diversos pontos de acesso ao local da arena e na extensão da Aldeia Amazônica, com policiamento ostensivo e preventivo, em viaturas, cumprindo ações de abordagens e revista pessoal.
Durante a programação do Arraiá, agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), atuam na organização do trânsito às proximidades do evento, dando orientações aos condutores com relação aos cruzamentos da avenida Pedro Miranda para garantir um trânsito seguro, além de fiscalização necessária.
Saúde - A Prefeitura disponibilizou dentro da estrutura do evento, dois postos de atendimento médico para os brincantes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), com uma equipe formada por médico, enfermeiros e ambulância. Foram registrados 50 atendimentos, desde a quinta-feira, dia 20, quando o concurso teve início.
Outra atuação é a da Defesa Civil do Município. “Estamos com 25 profissionais trabalhando no atendimento de primeiros socorros durante o evento e na ação preventiva nas arquibancadas”, explicou Claudionor Correa, coordenador operacional da Defesa Civil. O atendimento ainda conta com uma ambulância para eventuais emergências.
A Secretaria Municipal de Economia (Secon) e a Ordem Pública são os responsáveis pela organização dos espaços de venda comidas típicas e de alimentação no Arraiá. Solane Simões, subcoordenadora de ações estratégicas da Ordem Pública, detalhou que o evento conta com 15 barracas e mais sete vendedores nas arquibancadas. “No entorno da Aldeia Amazônica também estão cerca de 120 vendedores ambulantes, que foram credenciados pela Secon. Trabalhamos no monitoramento dos ambulantes e na organização para que as pessoas sejam atendidas de forma mais confortável”, explicou.
Programação - Neste domingo, 23, outras seis quadrilhas se apresentam no Arraiá da Capitá, com entrada gratuita. A programação da noite é a seguinte:
Às 19h - Pipocando Junino (Terra Firme)
Às 19h30 - Rosa Vermelha (Terra Firme)
Às 20h - Império Junino (Outeiro)
Às 20h30 - Brasileirinha (Icoaraci)
Às 21h - Mistura Brasileira (Cabanagem)
Às 21h30 - Fuzuê Junino (Pedreira)