Pesquisar

Semma recebe prêmio nacional por reconhecimento de atuação em gestão ambiental

Foto: Fernando Sette - Comus
Semma recebe prêmio nacional por reconhecimento de atuação em gestão ambiental
Semma recebe prêmio nacional por reconhecimento de atuação em gestão ambiental
Semma recebe prêmio nacional por reconhecimento de atuação em gestão ambiental

Um dos destaques da atuação da Semma é o programa Meu Pequeno Jardineiro que cria e valoriza hortas escolares e monitora a educação ambiental e alimentar dentro das escolas da rede municipal

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foi contemplada com o prêmio Destaque em Gestão Ambiental, concedido pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA). A premiação será feita em um dos maiores eventos de sustentabilidade do País, o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, que será realizado de 26 a 28 de junho no Centro de Exposições Dom Pedro, em Campinas (SP).

Belém teve esse reconhecimento devido ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Semma, como a recente Semana do Meio Ambiente, realizada no início do mês de junho, e outras atividades voltadas para o meio ambiente, em parceria com as demais secretarias municipais. 

A entrega da premiação será feita na quinta-feira, dia 27, e o município de Belém será representado pelo secretário de meio ambiente, Pio Netto

“É por meio de uma gestão compartilhada que Prefeitura de Belém busca o fortalecimento de práticas sustentáveis, que começam dentro da casa de cada um de nós. Queremos amadurecer a mente das crianças e adolescentes de que a ajuda deles é muito importante para o fortalecimento das práticas em favor do meio ambiente. São esses jovens que irão dar continuidade no cuidado das nossas árvores urbanas”, destacou a secretário municipal de Meio Ambiente, Pio Netto.

Fórum - Considerado pelo Ministério do Meio Ambiente como de grande importância para o setor no País, o Fórum Brasil de Gestão Ambiental tem como objetivo discutir e traçar metas para o futuro do meio ambiente.

“Receber essa premiação é de extrema significância, uma vez que as capitais acabam sendo a maior referência de gestão ambiental de um Estado, indicando que a capital é a força matriz para os demais municípios. Os desafios da gestão ambiental da capital são maiores e mais desafiadores, por conta de sua complexidade, e demonstram que, apesar de todos os desafios apresentados, o município tem feito esforços para garantir a boa gestão”, explicou Rogério Menezes, presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente, que outorgou o prêmio a Belém e outras capitais brasileiras.

As indicações para o prêmio foram feitas pelos órgãos estaduais de meio ambiente da federação, tendo como base para a indicação os municípios que implementassem algumas diretivas como a existência de Órgão Municipal de Meio Ambiente, a existência de Conselho Municipal de Meio Ambiente, Cadastro Ambiental Rural, Fundo Municipal de Meio Ambiente, Plano Municipal de Saneamento, Plano Municipal de Resíduos Sólidos, ações de Arborização Urbana, Licenciamento Ambiental Municipal, ações de Educação Ambiental entre outros. Dessa forma, Belém preencheu todos esses requisitos e será certificada como destaque nacional em modelo de gestão ambiental municipal e no desenvolvimento de políticas públicas ambientais.

Atuação - O capital paraense também comprovou ações de Educação Ambiental, Compras Públicas Sustentáveis, eficiência energética, gestão de resíduos e reutilização de água em órgãos públicos.

Entre outros pontos da atuação de boas práticas sustentáveis de Belém estão a certificação de empresas consideradas Grandes Geradoras de Resíduos Sólidos, que já se encontram regulares junto à Semma; e projetos de gestão ambiental compartilhada com os programas Meu Pequeno Jardineiro, que cria e valoriza hortas escolares e monitora a educação ambiental e alimentar dentro das escolas da rede municipal; e o programa Minha Rua, Meu Jardim, realizado em total parceria com a a comunidade e que já resgatou mais de 120 pontos críticos de descarte irregular de lixo e os transformou em canteiros ajardinados, recuperando esses espaços, com a coparticipação da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

TAGS:

Relacionadas: