Brincadeiras, jogo de futebol, quadrilha junina e outras atividades animaram a comemoração dos cinco anos de fundação do Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) de Icoaraci. A programação, realizada na manhã desta quarta-feira, 26, em um clube no bairro do Tapanã, reuniu mais de 50 usuários do Centro que se divertiram com as brincadeiras da corrida do saco, dança da cadeira e outros jogos.
Instalados na gestão do prefeito Zenaldo Coutinho, os Centros Pop de Icoaraci e Belém atendem a pessoas em situação de rua, e são vinculados à Fundação Papa João XXIII (Funpapa), órgão assistencial do Município.
Em Icoaraci, o Centro atende a cerca de 40 usuários por dia e disponibiliza serviços assistenciais como higiene e alimentação, triagem (para identificar as necessidades), investigação social (cadastro e entrevista), encaminhamento para a rede de Proteção Social e de Saúde e emissão de documentos, além de proporcionar os serviços de vivência e oficinas para fortalecimento de vínculos.
“Nós atendemos durante toda a semana, disponibilizando higiene pessoal, alimentação e ajudando na emissão de documentos. Procuramos valorizar as pessoas e fazer esse resgate social”, explica a coordenadora do Centro Pop Icoaraci, Iacirema Bahia, que destaca, ainda, que esse tipo de programação ajuda no serviço de vivência. “Essa programação lúdica ajuda nesse resgate e no serviço de fortalecimento de vínculo dos nossos assistidos com a família”, completou.
Oficinas - Entre as atividades oferecidas para os usuários estão as de teatro, percussão, decoração e artes. Elas são desenvolvidas pelo projeto Ressignificart, parceiro do Centro nas oficinas. O projeto foi um dos contemplados pelo Edital de Cultura 004/2018 realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel).
“Com a ajuda da Prefeitura, conseguimos dar mais suporte ao trabalho, proporcionar uma estrutura de apresentação adequada, sendo um grande incentivo para ajudarmos a essas pessoas”, comentou a coordenadora do Ressignificart, Inaiá Paes.
Na programação de aniversário, os usuários do Centro Pop apresentaram o "Auto do Boi", peça ensaiada e produzida nas oficinas do projeto. Cosme Luz da Cunha, de 47 anos, frequenta o Centro Pop há algum tempo e disse estar muito grato pela oportunidade de voltar a fazer sua arte.
“Só temos a parabenizar a Prefeitura por esse projeto que ajuda muito o povo da rua, e acredito que veio até nós pela graça de Deus. Eu acho muito legais as atividades que eu faço aqui, porque voltei a ter contato com o artesanato”, disse Cosme.
*Texto com a colaboração de Marina Pereira (Fumbel)