O grande desafio para garantir uma vaga na universidade federal e estadual do Pará está cada vez mais perto. Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos matriculados no Cursinho Pré-vestibular Municipal de Belém (PVMB), no bairro da Cremação, foi adicionada ao currículo de Biologia a disciplina de Biotecnologia, que será ministrada a partir de terça-feira, dia 9.
Os alunos terão a oportunidade de saber um pouco mais sobre esse importante tema que faz parte do cotidiano de forma despercebida. Henderson Ramos, coordenador do PVMB, destacou que objetivo do cursinho em disponibilizar a nova matéria é, além de transmitir mais conhecimento aos alunos, despertar o interesse para novas pesquisas.
“Temas como clonagem, reprodução assistida, transgênicos e células tronco são alguns exemplos de como esse assunto faz parte do nosso dia a dia. Dar oportunidade aos estudantes de conhecerem e se posicionarem, diante desses problemas, é parte necessária da função da educação básica”, exemplificou Ramos.
“A discussão sobre biotecnologia se constitui em motivação importante para o aprendizado mais geral, independente da área de escolha para a futura profissão dos alunos. Ou seja, despertar o interesse para novos conhecimentos e, consequentemente, o desenvolvimento para a nossa educação que está tão carente na área da pesquisa”, complementou.
Mais conhecimento - Outra disciplina adicionada à grade de matérias, já lecionadas aos alunos, é Noções de Direito Constitucional (NDC), que auxilia os alunos a terem percepção dos seus direitos e deveres, o que também serve de apoio para a disciplina de Redação para a prova do Enem.
Apesar do mês de férias escolares, os alunos do Cursinho Pré-Vestibular Municipal de Belém, seguem firmes com os estudos nas salas de aula. “Afinal, a disputa pela vaga será contra outros 5 milhões de inscritos para o Enem”, destacou Henderson.
“Os alunos seguem até o dia 25 de julho com aulas e terão o intervalo de cinco dias para descansar. Vida de vestibulando é isso, não tem folga, não tem férias, pois estamos falando de uma vaga em universidades, na qual a concorrência não permite brincadeiras”, completou.