Pesquisar

Feiras de adoção de cães e gatos em Belém têm balanço positivo no primeiro semestre

Foto: Ascom Sesma
Feiras de adoção de cães e gatos em Belém têm balanço positivo no primeiro semestre
Feiras de adoção de cães e gatos em Belém têm balanço positivo no primeiro semestre
Feiras de adoção de cães e gatos em Belém têm balanço positivo no primeiro semestre
Feiras de adoção de cães e gatos em Belém têm balanço positivo no primeiro semestre

Os cães e gatos que esperam por um novo lar são todos castrados, vermifugados e vacinados

Ao longo de quatro anos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), realiza, mensalmente, feiras de adoção de cães e gatos, na capital paraense, totalizando 46 eventos nesse segmento, durante esse período. Os bons resultados dessas ações são motivos para comemorar. Desde janeiro deste ano, 169 animais foram adotados, sendo 45 gatos e 124 cães, em nove edições da feira. 

Segundo o diretor do CCZ, Altevir Lopes, em relação ao último semestre, foi registrado um aumento de quase 30% no quantitativo de adoção de animais. “E a tendência é aumentar cada vez mais”, disse.

Altevir também ressalta que no ano de 2018 foram adotados 224 animais, um número significante para o Centro, uma vez que, por meio desse serviço é possível oferecer um lar aos animais e, consequentemente, evitar a superlotação do CCZ e manter um bom atendimento à população.

Para adoção - Apesar dos números significativos, atualmente, existem cerca de 200 animais disponíveis para adoção, e a taxa de abandono ainda é alta, de acordo com o médico veterinário do CCZ, Eliomar Sousa. “Este ano, cerca de 40 cães e gatos foram recolhidos das ruas, por mês. São muitos animais em estado de abandono ou vivendo sob maus tratos”.

Vale lembrar que o recolhimento em via pública só é feito pelo CCZ quando os animais se encontram com suspeita de alguma zoonose (doença).

Como adotar - Os interessados em fazer uma adoção responsável devem ter mais de 18 anos, apresentar RG, comprovante de residência atual e nominal, comprovante de renda familiar de até dois salários mínimos, e assinar um termo de responsabilidade. Os cães e gatos que esperam por um novo lar são todos castrados, vermifugados e vacinados. Além das feiras, os interessados também podem se dirigir até o CCZ para realizar a adoção.

Castramóvel - O Centro de Controle de Zoonoses foi reformado, ampliado e reaparelhado em 2016, pela atual gestão municipal, com novo bloco cirúrgico, laboratório, maternidade, canil e gatil revitalizados.

Com melhor estrutura, o Centro ganhou, em 2018, o Castramóvel, um veículo itinerante equipado para cirurgias de castração nos bairros. O serviço de castração é gratuito para os moradores de Belém, mediante agendamento, comprovação de renda de até dois salários mínimos, comprovante de residência e documentos de identificação do proprietário do animal.

“As cirurgias de castração podem ser feitas tanto no Centro de Zoonoses, quanto no Castramóvel, e representam um avanço importante para o controle populacional e, sobretudo, para o controle de zoonoses. Ao investirmos nos cuidados com os animais, estamos trabalhando pela saúde humana, com prevenção de doenças graves, como a raiva e a leptospirose”, destaca Altevir Lopes.

Serviço - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fica localizado no km 11 da avenida Augusto Montenegro, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci. Funciona no horário das 8h às 17h. Mais informações: 3227-2088, 3247-3001 e 3344-2350. 

TAGS:

Relacionadas: