Pesquisar

Parceria entre escola e pais garante a construção do hábito da leitura

Foto: Arquivo Comus
Parceria entre escola e pais garante a construção do hábito da leitura
Parceria entre escola e pais garante a construção do hábito da leitura
Parceria entre escola e pais garante a construção do hábito da leitura
Parceria entre escola e pais garante a construção do hábito da leitura
Parceria entre escola e pais garante a construção do hábito da leitura

A Semec dispõe de 74 escolas com bibliotecas próprias e 90 que recebem o projeto Baú das Histórias, este, como um acervo de mais de mil livros da literatura infantil

Dar oportunidade para uma criança conhecer o mundo encantado dos livros é um dos papéis fundamentais da escola, que se utiliza de clássicos infantis, dentre várias outras obras, para estimular a leitura de alunos, em parceria com os pais.

Aproveitando o início do segundo semestre letivo, a bibliotecária Fernanda Alves Monteiro, do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semec), lembra a importância de que o incentivo à leitura também comece em casa, tendo como exemplos os pais, e dá dicas de como esse processo deve ser conduzido.

“Os pais devem ler e contar histórias para a criança, desde a primeira infância. Isso vai despertar naturalmente o interesse dela pela leitura, uma vez que a criança tende a copiar os pais”, explica Fernanda, que acredita que essa atividade é uma forma também de fortalecer o vínculo familiar.

Incentivo - De acordo com a bibliotecária, existem várias formas de incentivar crianças a gostarem de ler, bem como criar o hábito da leitura, como por exemplo deixando os livros ao alcance delas, permitindo folheá-los, ver as figuras e deixá-las recontar ou inventar as histórias.

“Reserve um horário do dia para ler e transforme esse momento de leitura em prazer. Estimule atividades que precisam da leitura, como jogos de tabuleiro, receitas e mapas. Além de, é claro, levá-las para conhecer as bibliotecas públicas e livrarias da cidade”, aconselha Fernanda.

Ainda segundo Fernanda Monteiro, o estímulo empregado vai ajudar no desenvolvimento da comunicação, criatividade, concentração, interpretação e interação da criança.

Projeto autoral - O psicopedagogo Wilson Tadeu Sarmento Amoras, professor de língua portuguesa e literatura da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Maria Madalena Corrêa Raad, do distrito de Icoaraci, desenvolve um projeto literário na biblioteca da escola.

“A leitura é a base do aprendizado. Tudo que se aprende na escola está relacionado com o que se lê. Nós, professores da biblioteca, estimulamos não só a leitura, mas também a escrita”, explicou o professor.  

Desde 2015, o professor Wilson Tadeu e a direção da escola estimulam a escrita e a criatividade dos alunos por meio do projeto autoral “Eu Sou um Livro”, que já lançou cinco livros escritos pelos alunos. Em 2018, o lançamento foi de “Morrendo de Medo em Icoaraci”, de autoria coletiva de alunos da escola, em alusão ao livro “Visagens e Assombrações de Belém”, do autor paraense Walcyr Monteiro, que faleceu este ano

“Os alunos se sentiram muito valorizados e ainda serviram de incentivo para outros alunos”, conta Wilson Tadeu.

Sismube - Visando democratizar o acesso aos livros e incentivar alunos e comunidade escolar da rede municipal para a leitura, a Prefeitura de Belém dispõe de 74 escolas com bibliotecas próprias e 90 que recebem o projeto “Baú das Histórias”, que tem um acervo de mais de mil livros da literatura infantil.

Durante o ano letivo, o Sismube atua nas escolas do município com outros projetos que buscam criar o interesse pelas obras de autores paraenses, como o “Memórias da Literatura: Ontem e Hoje”, que difunde a literatura local e faz uma homenagem póstuma a autores paraenses.

Outros projetos são o “Chá Literário”, o “Lendo e Relendo” e o “Bate papo com autores paraenses”.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: