Uma nova oportunidade para dezenas de homens e mulheres que estão fora do mercado de trabalho. É com esse propósito que a Prefeitura Municipal de Belém, por meio do Fundo Ver-o-Sol, oferece, gratuitamente, o curso de atendente de farmácia para 50 pessoas, em uma das salas do prédio do órgão, localizado no bairro de São Brás.
A capacitação profissional começou na manhã desta segunda-feira, 19, e prossegue até o dia 30 deste mês. De acordo com a coordenação do Fundo Ver-o-Sol, o curso surgiu em função da necessidade das empresas farmacêuticas que estão se estabelecendo na cidade. Nos últimos anos, cerca de 900 unidades foram abertas em todo o estado do Pará, segundo dados do Conselho Regional de Farmácia do Pará.
“Realizamos um levantamento e traçamos a grade dos cursos. O atendente de farmácia foi um dos programados. Os alunos serão preparados para atuar em um segmento de grande demanda na cidade. A Prefeitura tem a preocupação de capacitar, mas também de gerar renda e fazer a economia ‘girar’”, assegura Kadmiel Costa, coordenador geral do Fundo Ver-o-Sol. Ele lembra que o Fundo atua com o Portal do Trabalhador, em um trabalho conjunto que visa intermediar uma futura contratação do público qualificado.
Treinamento - Ao todo, estão inscritas 500 pessoas, as quais devem receber treinamento de 40 horas semanais, até o início do mês de outubro deste ano. Farmacologia, medicamentos, marketing pessoal, excelência em atendimento são alguns dos temas abordados durante o treinamento.
“É um conjunto importante de informações, pois eles vão lidar com a saúde das pessoas, então, precisam ter muita atenção, pois estarão trabalhando com receituário, remédios tarja preta e genéricos. Prezamos pela qualidade, pois a área da saúde exige muito isso”, destaca Cintia Carrera, de 40 anos, bióloga e instrutora há dois anos no Fundo Ver-o-Sol.
Há oito anos sem uma atividade formal, a moradora do bairro de Fátima, Mirtes Corrêa, de 45 anos, estava muito atenta às explicações e disse ter esperança em uma recolocação profissional. “Espero conseguir uma oportunidade após o curso. Desejo que o Fundo Ver-o-Sol me encaminhe para algum local, porque já tenho a experiência de operadora de caixa”, disse.
Outro que está aproveitando o curso oferecido pela Prefeitura de Belém é Dirlei Lopes, de 39 anos. “A procura por emprego está complicada em todo o Brasil e, assim, esses cursos oferecidos pela Prefeitura vem agregar conhecimento aos currículos, muito mais por conta das farmácias que têm sido abertas na cidade”, avalia Dirlei.