Nunca é tarde para se aperfeiçoar ou aprender uma nova profissão. Foi pensando em conhecer diferentes técnicas e melhorar o próprio trabalho que Jander da Cruz, 32 anos, aproveitou a oportunidade e fez o Curso de Formação de Aquaviários ofertado pela Prefeitura de Belém em parceira com a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (Cpaor).
“Já trabalho neste ramo, mas agora eu tenho certificado e mais habilidade. Para mim foi muito gratificante participar desse curso. Eu conheci várias pessoas e aprendi diferentes técnicas que vou aplicar no meu dia a dia”, contou Jander.
Jander e outras 58 pessoas concluíram a capacitação e participaram, na tarde de quarta-feira, 21, no auditório da Casa Escola da Pesca (Cepe), em Outeiro, da cerimônia de encerramento do curso, que envolveu aulas teóricas e práticas sobre procedimentos emergenciais, de segurança e sobrevivência em embarcações, além de garantir informações sobre a legislação vigente e sinalização náutica.
O pescador José Mafra dos Santos, 51, morador do distrito de Icoaraci, aproveitou o curso: “São mais de 30 anos trabalho com pesca e a capacitação veio em boa hora, pois já buscava essa formação para me profissionalizar e tentar melhores colocações no ramo marítimo”.
“É com muita satisfação que festejamos mais uma formação profissional ofertada pela Prefeitura de Belém em parceria com a Marinha do Brasil. Em 2019 já foram três turmas com mais de 230 pessoas qualificada para atuar na região insular da capital paraense. E tudo isso é resultado de um trabalho sério, ético e transparente que é desenvolvido pela Fundação Escola Bosque, mostrando seu trabalho e papel social no distrito de Outeiro”, disse Fátima Seabra, diretora da Escola da Pesca.
Novidades – Buscando melhor atender as comunidades do distrito de Outeiro e região, a Escola da Pesca já fez o agendamento para dois novos cursos: o de Pescador Profissional Especializado e o de Marinheiro Fluvial de Convés, com previsão de inicio em 2020. “Estou ansioso para essas novas formações técnicas. Acredito que isso vai ajudar muita gente com qualificação e empregos”, disse o formando Antônio Souza, 40 anos.