Amamentar é uma forma de demonstrar amor, proteção e estreitar a relação afetiva entre a mãe e o bebê. É recomendado que o leito materno seja o único alimento dos bebês até os seis meses de vida, pois oferece diversos benefícios à saúde da criança.
Em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, a Prefeitura de Belém participou na manhã do sábado, 24, da Hora do Mamaço, evento realizado no Horto Municipal numa parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Sociedade Paraense de Pediatria, Corpo de Bombeiros por meio do projeto Bombeiros da Vida, Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia do Pará e Secretaria Estadual de Saúde Pública.
A programação contou com apresentações de banda, grupos folclóricos, orientações e instruções de shantala, massagem utilizada para acalmar os bebês. “Foi realizado um mês todo de orientação sobre aleitamento materno. Nos primeiros dias de agosto, nós trabalhamos essas orientações nas unidades e hoje estamos encerrando a programação com diversas atrações”, explicou Mara Amaral, técnica da referência técnica da saúde da criança e adolescente da Sesma.
Mãe da pequena Samya, de dois meses de vida, a cabeleireira Thais Ferreira, de 26 anos, não tem dúvida da importância da amamentação. “É um prazer muito grande amamentar minha filha. É a ligação mais forte que tenho com ela”, destacou a jovem, que frequenta a Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Cabanagem para receber mais informações sobre o aleitamento. “Recebo várias orientações sobre como amamentar de forma correta, a hora certa para alimentar e não oferecer outros alimentos pra minha filha até a idade adequada”, comentou.
De acordo com a nutricionista da UMS Cabanagem, Elma Salame, a unidade faz um programa de orientação específico para mães que amamentam. “Trabalhamos esse vínculo entre os filhos e as mães, orientando sobre a importância de crianças na faixa etária de 0 a 45 dias, que estão só sendo amamentadas, não ingerirem outro tipo de alimento”, finalizou.