Pesquisar

Prefeitura de Belém avalia estrutura da passarela da Almirante Barroso

Foto: João Gomes - NID Comus
Prefeitura de Belém avalia estrutura da passarela da Almirante Barroso
Prefeitura de Belém avalia estrutura da passarela da Almirante Barroso
Prefeitura de Belém avalia estrutura da passarela da Almirante Barroso
Prefeitura de Belém avalia estrutura da passarela da Almirante Barroso

A SeMOB está mantendo agentes de trânsito e apoiadores operacionais para prestar orientações aos pedestres para que realizem a travessia de forma segura

Nesta segunda-feira, 9, primeiro dia útil após a passarela localizada na avenida Almirante Barroso, entre as avenidas Júlio César e Tavares Bastos, ter sido derrubada, fato ocorrido na noite da última sexta-feira, 6, a Prefeitura de Belém continua adotando as medidas necessárias para minimizar os transtornos causados pelo incidente.

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) solicitou à empresa terceirizada, Infinity Engenharia, que realizasse, em caráter de urgência, o isolamento dos acessos à passarela que foi derrubada, para evitar acidentes com pedestres desatentos ou curiosos. A empresa isolou as escadas de acesso, localizadas nos dois sentidos da avenida Almirante Barroso, com tapumes pintados de preto, medindo cerca de 2,1 metros de altura.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), por sua vez, está mantendo agentes de trânsito e apoiadores operacionais para orientar pedestres a que realizem a travessia de forma segura nas áreas sinalizadas do entorno de onde ficava a passarela, como o cruzamento das avenidas Almirante Barroso com Tavares Bastos, cerca de 260 metros mais adiante, em direção ao Entroncamento.

Avaliação - Engenheiros da Seurb também estiveram na manhã desta segunda-feira no local para fazer a avaliação da estrutura de concreto que sustentava a passarela. "Fizemos a vistoria juntamente com um engenheiro calculista da empresa que fará os estudos sobre a estrutura de sustentação. A empresa está trabalhando para entregar o parecer até quarta-feira, quando também deverá ser entregue, por outra empresa, a avaliação da passarela", afirmou o diretor de obras civis da Seurb, Reinaldo Leite.

Quatro servidores da SeMOB estarão atuando nos dois lados da avenida durante os próximos dias para orientar motoristas e direcionar a população para os pontos seguros de travessia. “Essas medidas foram tomadas para curto prazo, porém, dependendo do prazo estipulado para recolocação, podemos tomar medidas temporárias intermediárias, como a implantação de semáforo ou faixa de pedestres, o que será avaliado após o diagnóstico final do prazo para a solução”, informou o diretor de trânsito da SeMOB, Marcos Chagas.

Além disso, a SeMOB também está montando um cronograma para visitar as instituições de ensino localizadas na área para orientar, principalmente o corpo discente, sobre os locais adequados de travessia.

Ponto de ônibus - Para diminuir os riscos de acidentes no local, a SeMOB também vai desativar temporariamente o ponto de ônibus localizado em frente ao 2º Bis, sentido Entroncamento/São Brás. As paradas mais próximas para os usuários do transporte público estão localizadas em frente ao conjunto Império Amazônico e no cruzamento da Almirante Barroso com a Tavares Bastos.

A mudança na parada de ônibus começa a valer a partir desta terça-feira, 10, e deverá permanecer até a conclusão das obras de recuperação da passarela.

 

* Texto com a colaboração de Jaqueline Ferreira (Seurb)

 

TAGS:

Relacionadas: