Numa ação inédita, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), promoveu na manhã deste sábado, 14, o 1° Maré Boa de Esportes Náuticos, que tem o objetivo de conectar o belenense com rio, com a maré e a região das ilhas da capital.
Quem aproveitou a programação foi o casal de velejadores Jorge Sales e Márcia Mácola. Juntos, os dois já velejam há oito anos. Jorge conta que as pessoas precisam redescobrir Belém. "Com o tempo, eu tive a necessidade de ficar em Belém. E velejar é redescobrir a cidade, conhecer ilhas e outras realidades próximas à capital. Aqui é uma outra cidade", disse Jorge, que incentivou a esposa. Sempre sobre as águas, já conheceram municípios como Soure.
O propósito é ficar de frente para o rio, buscar a conectividade com a maré e estimular a prática esportiva. "É uma programação inédita, estamos pela primeira vez oferecendo atividades esportivas dentro d'água e com isso estimulando qualidade de vida e investindo em sustentabilidade e preservação", afirmou Wilson Neto, titular da Sejel.
A largada das canoas e das embarcações similares ocorreu cedo, por volta das 8h30. Cerca de 100 praticantes e atletas de esportes náuticos se movimentaram na baía do Guajará, em um trecho compreendido entre a sede do antigo Iate Clube do Pará e o Portal da Amazônia. Por volta das 10h as canoas e demais embarcações finalizaram o percurso e chegaram ao Iate Clube.
Vela, canoagem, canoa havaiana, remo olímpico, stand up paddle e caiaque. Essas foram as modalidades praticadas no circuito.
Entusiasmada, Leila Sólon, 36, foi uma das que caiu na maré. "Eu conheci o esporte em Fortaleza (CE) e hoje já estou competindo em várias cidades do Brasil", afirmou.
Atleta desde os 17 anos, Jeferson Braz, hoje com 43 anos, comemora a programação oferecida. "É um circuito importante. Para quem pratica há tanto tempos como eu, esse evento é oportuno para estimular nossa atividade e incentivar novas agendas. A Prefeitura está de parabéns", destacou o atleta.
Ao final da programação do 1° Maré Boa, foi oferecido um café da manhã aos participantes.