A tarefa não é fácil, mas os amigos Jhonatha Sousa, de 29 anos, e Jhemison Monteiro, de 24 anos, sabem a importância da missão que desenvolvem diariamente no município de Belém. Em espaços pequenos, abafados e áreas de difícil acesso, os amigos trabalham nas ações de saneamento da capital paraense. Apesar de executarem a função de agentes de serviços urbanos, a missão da dupla vai além de uma simples limpeza diária. Jhonatha e Jhemison são os mergulhadores responsáveis pela desobstrução manual de canais, galerias e rede de drenagem da cidade.
Funcionários de uma empresa privada que presta serviços para a Prefeitura de Belém, os mergulhadores possuem papel fundamental na limpeza de locais onde as máquinas de dragagem não conseguem alcançar. “Apesar das dificuldades na tarefa, gosto muito do que faço, pois sei que estou contribuindo para a limpeza da minha cidade”, comentou Jhonatha, que trabalha há dois anos como mergulhador.
Apesar de desenvolver a função com satisfação, o mergulhador revela a angústia com a falta de conscientização ambiental de quem descarta lixo dentro dos canais. “É uma situação muito triste, pois a quantidade de lixo encontrado nos canais e rede de drenagem é a comprovação de que as pessoas não possuem consciência da gravidade da situação”, lamentou o mergulhador, que revela já ter encontrado de tudo dentro dos canais. “São objetos grandes que jamais deveriam ser descartados em via pública e nem dentro de um canal. A situação é preocupante, pois esses objetos obstruem a rede de drenagem. Já encontrei tanta coisa que jamais deveria estar dentro de um canal, até uma bicicleta já tirei”, contou.
A preocupação é compartilhada pelo amigo e também mergulhador Jhemison. “A população não faz ideia da quantidade de objetos que retiramos dos canais e dos bueiros da cidade, sem falar nos paus, pneus e plásticos que são os principais vilões na obstrução da rede de drenagem”, revelou o mergulhador, que está na função há um ano e três meses.
“Por mais que a maioria da população desconheça o nosso trabalho, tenho consciência da importância do meu papel como cidadão e me sinto feliz em contribuir para a melhoria do saneamento. Um canal obstruído gera alagamentos e uma série de transtornos, daí a importância de a população colaborar não descartando nenhum tipo de objeto e nem lixo nos canais. Se cada um fizesse a sua parte, com certeza muita coisa poderia ser evitada, como a situação dos alagamentos”, ressaltou.
Os mergulhadores trabalham devidamente uniformizados com macacão especial e óculos de mergulho que garantem toda a proteção dos profissionais e impede contaminações.
Para o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos (Dres) da Secretaria de Saneamento (Sesan), Marcus Carvalho, o trabalho dos mergulhadores é fundamental na limpeza dos espaços onde as máquinas não chegam. “Essa função de mergulhador foi uma iniciativa desta gestão no sentido de prestar um melhor atendimento no saneamento da cidade. Esses profissionais executam a limpeza não somente nos canais, mas também na rede de drenagem e locais onde as máquinas nem sempre alcançam. A participação deles é essencial e somou bastante ao trabalho de limpeza que já desenvolvemos diariamente na cidade”, afirmou.
Operação Círio – Diariamente, 500 toneladas de entulho são recolhidas, todos os dias, na capital paraense. Cerca de R$ 2 milhões são gastos todos os meses para fazer a manutenção dos canais da capital para que o escoamento da água aconteça naturalmente e não haja alagamentos.
Para preparar a cidade para o Círio de Nazaré, a Prefeitura reforçou as ações de limpeza desde o início do mês de setembro. “Intensificamos todas as ações de saneamento neste mês que antecede ao Círio de Nazaré com o objetivo de preparar a cidade para a festividade. Já executamos a limpeza de diversas ruas e agora a atenção será concentrada nas vias centrais por onde a procissão passa”, informou o titular da Sesan, Claudio Mercês.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.