Pesquisar

Prefeitura de Belém faz prestação de contas da saúde na Câmara Municipal

Foto: Fernando Sette - Comus
Prefeitura de Belém faz prestação de contas da saúde na Câmara Municipal
Prefeitura de Belém faz prestação de contas da saúde na Câmara Municipal
Prefeitura de Belém faz prestação de contas da saúde na Câmara Municipal
Prefeitura de Belém faz prestação de contas da saúde na Câmara Municipal

O titular da Sesma, Sérgio de Amorim, apresentou o balanço de investimentos, do primeiro quadrimestre de 2019, na área de saúde à Câmara Municipal de Belém

Os avanços e os desafios na área da saúde na capital paraense foram apresentados na tarde de quinta-feira, 19, pelo secretário municipal de saúde, Sérgio de Amorim, aos vereadores presentes na Câmara Municipal de Belém (CMB), durante a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2019. Participaram ainda da sessão, membros de entidades ligadas à saúde, integrantes do Conselho Municipal de Saúde, servidores e população em geral.

Dentre os investimentos apresentados, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) destacou os contínuos investimentos da gestão municipal, que no primeiro quadrimestre investiu 19,4% dos seus recursos em saúde, sendo 4,4% acima dos 15% estipulados pela Constituição Federal. O financiamento municipal somou quase R$ 179 milhões e foi maior que o repasse de R$ 142,6 milhões do Governo Federal, o que, de acordo com o secretário, reforça o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) direcionado a Belém.

“São números que comprovam a determinação da gestão municipal em aplicar recursos para reestruturar a rede municipal de saúde, melhorando cada vez mais a assistência à população, promovendo a saúde, reduzindo índices de doenças, ampliando o acesso às medidas preventivas e outras ações que visam à qualidade de vida da população”, destacou Sérgio de Amorim.

Unidades de saúde - Ainda na apresentação, o destaque também ficou para as entregas da Unidade de Referência em Saúde da Mulher, em janeiro deste ano; e do Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico, em março.

“Até o final do ano, Belém contará com cinco Unidades de Pronto Atendimento, quando serão entregues as UPAS do Jurunas e da Marambaia. Vale lembrar que, quando o prefeito Zenaldo Coutinho assumiu, o município contava apenas com uma UPA”, frisou o secretário, complementando que também serão entregues as Unidades Básicas do Portal da Amazônia e Castanheira, ainda este ano.

Outros avanços estão na vigilância em saúde, que conseguiu reduzir a incidência de doenças como zika, chikungunya e dengue e intensificar a vacinação. A Sesma também descentralizou os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais; ampliou o número de cirurgias de esterilização de cães e gatos; realizou a capacitação de 316 batedores de açaí e cadastrou mais de 3 mil estabelecimentos pela Vigilância Sanitária, entre outros feitos.

A sessão foi acompanhada pelos vereadores e presidida pelo vereador Fabrício Gama (PMN), vice-presidente e líder da Comissão de Economia e Finanças da CMB. “A Câmara de Belém tem tido uma participação contínua na gestão do prefeito Zenaldo Coitinho, o que é importante para a aprovação de recursos. Na área da saúde, sou testemunha do avanço e desse compromisso. Que Belém possa receber cada vez mais atendimento de qualidade e humanizado”, disse Fabrício.

A prestação de contas na área da saúde está prevista no artigo 36 da Lei Federal complementar número 141/2012 para dar transparência e visibilidade aos recursos e investimentos nos serviços de saúde.

TAGS:

Relacionadas: