Há mais de três anos sem fazer o exame preventivo do câncer de colo de útero (PCCU), a dona de casa Ana Luiza, de 37 anos, foi até à Unidade Municipal de Saúde do Jurunas neste sábado, 21, para fazer o exame e colocar a saúde em dia. O motivo para ter demorado tanto a fazer o exame é pessoal, mas ela tem consciência da necessidade de fazer avaliação de saúde regularmente.
“Achei muito legal terem aberto a unidade no sábado, porque a gente passa a semana ocupada com outras coisas. Cuidar da saúde é importante e eu gosto de me cuidar. Hoje fiz o preventivo e aproveitei também os testes rápidos. Agora, estou só aguardando os resultados”, contou a dona de casa.
Ana Luiza e outras centenas de pessoas puderam participar de ações em 12 unidades de saúde de Belém, entre unidades básicas e unidades de saúde da família. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), abriu as portas das Unidades de Saúde (UMS) da Cabanagem, Condor, Terra Firme, Curió e Jurunas, e das Estratégias Saúde da Família (ESF) da Condor, Radional II, Canal da Pirajá, Mangueirão, Aeroporto (em Mosqueiro), Paraíso Verde e Paracuri II, para a realização de ações de saúde visando ampliar o acesso da população.
Serviços - Todas as unidades ofertaram exames de PCCU e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais e outros serviços de acordo com as necessidades da cada área. Em algumas foi possível fazer ainda aferição de pressão arterial; orientações com profissionais da unidade; encaminhamento para mamografia para mulheres de 50 a 69 anos; vacinação contra o sarampo para crianças de seis meses a menores de um ano; e inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU).
A servidora pública Ane Fernandes, de 33 anos, moradora do bairro da Cidade Velha, recebeu a informação do mutirão na Unidade Municipal de Saúde da Condor e foi a esse local em busca da implantação do DIU. “Estava há muito tempo querendo fazer e quando soube que poderia fazer a consulta e colocar o DIU pelo SUS, fiquei muito interessada”, disse.
Anne também destacou a facilidade de encontrar a unidade aberta em um sábado, incentivando, principalmente, quem trabalha a colocar os exames em dia. “Pra mim é maravilhoso poder usar meu sábado para vir para uma ação tão boa, com vários procedimentos disponíveis”, frisou a servidora.
Apoio - A gestora da UMS Condor, Joseane Holanda, contou que a unidade proporcionou, além da manhã de serviços, uma programação cultural com música e apresentação de servidores e usuários. Ela disse que estava muito feliz em ver a participação da população no mutirão de saúde, e que o trabalho de divulgação foi feito dentro do bairro para que todos pudessem participar.
“O que estamos fazendo hoje é um abraço na comunidade por meio da oferta de serviços, que inclui atendimento psicológico, nutricional e com assistente social, implantação de DIU e outras atividades de orientação. Os atendimentos estão sendo feitos com apoio de voluntários e acadêmicos da Faculdade da Amazônia”, detalhou a gestora.
Jurunas - Na UMS Jurunas, a programação incluiu música ao vivo, cuidados de beleza, teatro de fantoches, atividades lúdicas para crianças e muitas palestras de orientação sobre temas de interesse para a saúde pública, como diabetes, hipertensão arterial, sífilis, tuberculose, câncer de colo de útero e HIV/Aids.
“Estamos com mais de 30 servidores a postos para atender aos usuários e dar os esclarecimentos que a população precisar. Em todos os testes rápidos, estamos enfatizando nas palestras os cuidados, como se prevenir, transmissão e tratamento dessas doenças. A comunidade respondeu muito bem aos serviços deste sábado”, garantiu a gerente Márcia André.
No próximo final de semana, outras unidades de saúde - que ainda serão definidas - também abrirão suas portas, com ofertas de serviços para a população.