Para comemorar o Dia Mundial da Limpeza, celebrado no dia 21 de setembro, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Instituto Manguezal, realizou ação de orientação na praia do Farol, distrito de Mosqueiro. A ação, realizada na manhã de sábado, 21, contou a participação de 40 voluntários.
“Fizemos uma programação pela manhã, com orientações e coleta de plástico e metal. A ação foi feita ao longo da praia do Farol e contou com a participação dos alunos da Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Ambiental Mirim da Polícia Militar”, explicou Brenda Lopes, diretora de projetos do Instituto Manguezal.
Durante toda a manhã de sábado, os voluntários orientaram os banhistas quanto à importância de preservar o meio ambiente. A estudante da Escola da Vida e voluntária na ação, Jamyli Baia, de 14 anos, comemorou a oportunidade de poder passar um pouco do seu aprendizado. “Este dia está sendo muito legal. Eu consegui repassar às pessoas tudo que aprendi na escola sobre coleta correta de lixo”, disse a estudante.
Plantação de mudas - Além das orientações e coleta de materiais descartados, durante a ação foram plantadas 50 mudas de plantas ornamentais, ofertadas pela Semma, ao longo da orla da praia do Farol. De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Semma, José Gadelha, o trabalho de coleta vai trazer boas respostas e vai ajudar no preparo de outras ações.
“Hoje, nós fizemos o recolhimento de garrafas pets, de latinhas, papelão e outros materiais descartados de forma inadequada na praia. Vamos fazer uma triagem desse material recolhido para sabermos como ajudar nos próximos trabalhos de educação e preservação”, adiantou José Gadelha.
Belém - Em Belém, as ações em alusão ao Dia Mundial da Limpeza foram realizadas em diversos pontos da capital paraense durante toda a manhã de sábado. Receberam a programação de orientação e coleta, o Portal da Amazônia, o bairro da Marambaia, a avenida Bernardo Sayão e o conjunto Panorama XXI. A ação foi em parceria com a Associazione Culturale Nhandeara e o projeto Meros do Brasil.