Pesquisar

Curso da Prefeitura de Belém ensina crochê para iniciantes

Foto: João Gomes - NID Comus
Curso da Prefeitura de Belém ensina crochê para iniciantes
Curso da Prefeitura de Belém ensina crochê para iniciantes
Curso da Prefeitura de Belém ensina crochê para iniciantes
Curso da Prefeitura de Belém ensina crochê para iniciantes

As aulas para as cerca de 150 mulheres inscritas começaram na manhã desta segunda-feira, 23, e se estenderão até sexta-feira, 27

Durante uma semana, no auditório do Mercado de Carne Francisco Bolonha, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), promove Curso de Crochê para Iniciantes. As aulas para as cerca de 150 mulheres inscritas começaram na manhã desta segunda-feira, 23, e se estenderão até sexta-feira, 27.

Um dos objetivos de cursos como esse é garantir uma alternativa de complementação de renda às participantes.  “A procura foi grande e isso nos surpreendeu, estão inscritas cerca de 150 mulheres e não imaginávamos que a demanda iria ser tão grande. Sabemos que mais importante do que aprender é empreender, e esses cursos são oferecidos justamente pra isso”, diz a coordenadora da Combel, Noeme Barbosa.

Ellen Silva, 42 anos, confia “de olhos fechados” no trabalho da Prefeitura. “Há mais ou menos oito meses eu descobri esses cursos oferecidos pela Combel e a partir de então deixei meu contato e logo me ligaram para que eu fosse participar do meu primeiro curso. Procuro me fortalecer nessa profissão, porque eu consigo sustentar minha família. Gratidão é a palavra certa para tal preocupação e respeito em sempre estarem nos dando a oportunidade de nos capacitarmos e, o que é ainda melhor, todas as capacitações são totalmente gratuitas”, afirma.

“Sinto-me feliz porque é uma coisa que eu gosto de fazer, como trabalhos manuais, lidar com recicláveis, principalmente no mundo de hoje, em que a gente fala muito sobre essa questão da sustentabilidade, da reutilização. Sendo assim, conseguimos unir o útil ao agradável, ajudando o planeta e se ajudando gerando renda extra”, destaca a artesã Maria da Conceição Cardoso, 65 anos.

Para a artesã Karina Barros, esse tipo de capacitação é importante para inserir as mulheres no mercado de trabalho, fora os benefícios oferecidos. “Encontrar pessoas amigas e aprender são peças chaves para que eu esteja sempre presente nos cursos oferecidos. Oferecendo esses cursos, a Combel faz as portas de abrirem, surgindo convites para exposição em diversas feiras artesanais e a troca de conhecimento com outras artesãs. Incrível mesmo é estar nas feiras e não haver concorrência, porque todas estão ali pelo mesmo proposito que é ter seu trabalho reconhecido”, afirma ela.

TAGS:

Relacionadas: