Visando a prevenção de possíveis impactos a época de chuvas mais intensas na capital paraense, a Prefeitura Municipal de Belém intensifica as ações, por meio do trabalho da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), do programa de dragagem de canais que integram a bacia do Una.
Na manhã desta segunda-feira, 23, equipes da Sesan, formada por cerca de 50 funcionários, atuaram no canal São Joaquim, à altura da avenida Júlio César, no bairro da Maracangalha. Cumprindo agenda, o prefeito Zenaldo Coutinho acompanhou a movimentação de máquinas e o trabalho de capina realizado pelas equipes à margem do canal.
Dragagem - A dragagem realizada no local visa aprofundar o canal e retirar o excesso de sedimento dentro do processo de assoreamento. Com isso, possibilita-se uma maior velocidade na vazão das águas. A Sesan está desobstruindo não apenas o canal São Joaquim, mas os demais que ficam à montante da bacia do Una, caso da Antônio Baena e do Galo. As operações de dragagem devem chegar, ainda, ao canal da Três de Maio até o final deste ano. A intensificação de limpeza se iniciou em 27 de agosto passado, mas deve ser estendido até junho de 2020.
“Estamos dando continuidade às ações de desobstrução e para isso vamos utilizar equipamentos potentes como guindastes. Daqui a três dias chegam novos guindastes, um de 110 toneladas e outro de 70 para trabalharmos até dezembro, deste ano, e assim garantirmos a fluidez das águas aqui no São Joaquim também”, assegurou Zenaldo Coutinho.
Claudio Mercês e Anette Klautau, respectivamente secretários municipais de Saneamento e de Urbanismo, acompanharam o prefeito durante a visitação às obras nos canais.
Máquinas - Para o recolhimento da grande quantidade de resíduos sólidos, um guindaste de longo alcance com capacidade para 40 toneladas foi utilizado na dragagem, uma vez que a calha do canal São Joaquim mede cerca de 90 metros. Além disso, 12 caçambas e uma retroescavadeira foram utilizadas no trabalho da Prefeitura. Todo resíduo foi transportado para o Aterro Sanitário do Aurá.