Pesquisar

Projeto de economia criativa abre inscrições para "Maratona do Cacau"

Foto: Yuri Aguiar
Projeto de economia criativa abre inscrições para "Maratona do Cacau"
Projeto de economia criativa abre inscrições para "Maratona do Cacau"
Projeto de economia criativa abre inscrições para "Maratona do Cacau"

O “Barco Hacker” é uma iniciativa de cidadania e empreendedorismo digital vencedora de um dos 38 projetos culturais aprovados para financiamento pela Fumbel

Com o patrocínio da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), será realizada de sexta-feira, 27, a domingo, 29, a “Maratona do Cacau”. As inscrições ainda estão abertas. A programação será focada em propor soluções para a cadeia produtiva do cacau no mercado local, considerando produção, embalagem, logística e comunicação e marketing.

A “Maratona do Cacau” é uma etapa do projeto “Barco Hacker - Hackeando a economia criativa das comunidades ribeirinhas”, iniciativa de cidadania e empreendedorismo digital vencedora de um dos 38 projetos culturais aprovados para financiamento pela Fumbel. O “Barco Hacker” atua na construção de uma realidade mais sustentável por meio da tecnologia e o intercâmbio de conhecimentos entre as comunidades.

O “Barco” é ainda espaço móvel de cidadania, de tecnologia e informação que circula pelos rios da Amazônia levando informações e recursos tecnológicos para a população isolada pelos rios da região, contribuindo com o empoderamento desse público.

A inciativa surgiu em 2014, idealizada pela administradora e empreendedora social Kamila Brito, com o objetivo de promover projetos educativos de cidadania digital e ambiental. Nas oficinas do “Barco Hacker” se busca conhecer as necessidades das comunidades ribeirinhas para elaborar, junto com elas, propostas de soluções alternativas ligadas à sustentabilidade e à geração de renda com o uso de tecnologias.

“A nossa atuação é de forma colaborativa, o nosso intuito de navegação é propor impacto social por meio da educação digital, cultura maker e principalmente a troca de vivência e saberes dessas comunidades”, explica a produtora do projeto, a turismóloga Samanta Moares.

Inscrições - As inscrições podem ser feitas no link http://bit.ly/martonadocacau e são totalmente gratuitas. Cada candidato inscrito passará por uma triagem, pois há limite de vagas. A coordenação do projeto entrará em contato e informará o resultado da seleção. A participação será obrigatória em todos os dias.

Programação - As atividades começam na sexta, 27, com um workshop das 19h às 21h, no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), localizado na travessa Quintino Bocaiuva, em Nazaré. Participarão vários protagonistas do setor, debatendo sobre a cadeia produtiva do cacau.

No sábado, 28, das 8h às 18h, o evento prosseguirá no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado na travessa Dr. Enéas Pinheiro, no bairro do Marco. Nesse dia, os participantes começarão a desenvolver soluções que permitam a expansão do cacau e despertem o senso de empreendedorismo dos protagonistas das ilhas que atuam desenvolvendo novos produtos. O almoço dos participantes será por conta da equipe do projeto “Barco Hacker”.

E no domingo, 29, as equipes ganhadoras irão para fase de imersão, visitando as fábricas beneficiadoras de cacau para discutir as soluções apontadas nas dinâmicas da “Maratona”.

Mais informações podem ser obtidas no Facebook https://www.facebook.com/barcohacker/, e no Instagram do projeto, cujo endereço eletrônico é https://www.instagram.com/barcohacker/?hl=pt-br. O telefone para contato com os organizadores é (91) 99328-4484.

TAGS:

Relacionadas: