Na manhã desta sexta-feira, 27, a Guarda Municipal de Belém (GMB) condecorou 25 personalidades públicas, entre militares e civis, com a medalha Intendente Antônio Lemos, durante a programação de aniversário de 28 anos da força municipal, realizada na avenida Marechal Hermes, entre o complexo Ver-o-Rio e avenida Visconde de Souza Franco.
A programação de aniversário foi marcada pela entrega de medalhas e pelo desfile dos Grupamentos de Ações Táticas (GAT), de Ronda da Capital (Rondac), de Ações Táticas com Cães (Atac) e de Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Além dos grupamentos, o desfile contou com a participação das crianças e adolescentes integrantes do projeto social Anjos da Guarda. O desfile ocorreu ao som da banda musical da GMB.
O coronel da Polícia Militar Sandro Queiroz, chefe do gabinete militar da Prefeitura Municipal de Belém, participou do evento, representando o prefeito Zenaldo Coutinho. Em seu discurso, Queiroz destacou a participação da Guarda Municipal no contexto da segurança. “Após 28 anos de criada, a corporação já mostrou que não está limitada em cuidar da população ou do patrimônio, mas também em colaborar com a formação de menores”, destacou o coronel, que já comandou, anos atrás, a Guarda Municipal de Belém. Investimentos em equipamentos e capacitação para os mais de mil integrantes da GMB também foram destacados apelo militar.
Autoridades - A programação foi prestigiada por representantes dos poderes legislativo e executivo municipal, mas também de órgãos e instituições estaduais e federais, caso das Polícias Militar e Civil, Assembleia Legislativa, Exército do Brasil e Marinha do Brasil, além de familiares dos integrantes da força de segurança de Belém.
Criação - A história da corporação municipal é recente. A Guarda Municipal foi criada em 14 de outubro de 1986, por meio da Lei 7.434, alterada pela Lei 8.769, de 27 de setembro de 2010. Contudo, foi em 1991 que, de fato, a força de segurança municipal foi implementada pela Prefeitura de Belém.
Nessas quase três décadas de atuação, a Guarda Municipal avançou nas ações operacionais e preventivas. Os homens e mulheres da GMB atuam em 50 postos distribuídos pela capital paraense e nos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro. A atuação é distribuída em seis coordenadorias. Além disso, 130 guardas ficam em ação a cada 12 horas de serviço.
Representante do Exército Brasileiro, Claudio Penkal, general de brigada, foi um dos condecorados. Ele destacou a importância da corporação municipal. “A presença de vocês nos dá tranquilidade, complementando o trabalho da Polícia Militar e fazendo com que a nossa cidade seja um lugar aprazível. Parabéns pelo trabalho ‘silencioso’, mas extremamente importante”, opinou o chefe do Estado Maior do Comando Militar do Norte.
Há sete anos servindo a GMB, o guarda Marlon Albert, de 35 anos, mostrou-se satisfeito com os ganhos garantidos à corporação, dentre todos os avanços já conquistados e investidos pela Prefeitura. "Sabemos da nossa missão, dos cuidados que devemos ter no dia a dia, mas sabemos das garantias e plano de carreira oferecido pela prefeitura", afirmou o guarda.
Investimentos - Para atingir bons resultados e fazer cumprir o papel da Guarda Municipal, a Prefeitura de Belém já investiu R$ 1,8 milhão, somente em 2019, na aquisição de pistolas 380, 17 mil munições e 600 coletes balísticos, além de 365 munições não letais, computadores e material escolar e esportivo destinado a projetos sociais.
A atual gestão adquiriu 36 veículos, sendo 11 caminhonetes com tração 4x4, uma caminhonete para transporte de cães, um micro-ônibus, duas vans e 37 motocicletas. A frota foi toda renovada na gestão atual. Assim como se investiu em logística e já foram oferecidos mais de 1.600 cursos de capacitação e treinamento à corporação.
Avaliação - Ao final do evento, o inspetor geral da GMB, Almir Ferreira, avaliou as mais de duas décadas de existência da instituição de segurança. “Estamos muitos felizes com a passagem de mais um aniversário, felizes pelo reconhecimento do prefeito Zenaldo Coutinho, que teve a coragem de colocar um guarda municipal no comando da instituição”, disse Almir, há mais de três anos à frente da Guarda.
“Sabemos que temos muito a fazer, mas com o apoio oferecido, seguiremos cumprindo o nosso papel de defender a população e o patrimônio público”, finalizou Ferreira.
Projeto social - Os mais de mil guardas municipais mantêm, ainda, a atenção às demandas sociais nos bairros de Belém. O braço social da corporação vem investindo em vidas com o projeto Anjos da Guarda, que atende a crianças e adolescentes com idade entre 7 e 16 anos, no bairro do Tapanã.
Renilson e Izabela Freire, pais de Isis e de Iris, respectivamente com 10 e 12 anos, e tios da Juliane, de 14 anos, acompanharam as filhas e a sobrinha, integrantes do projeto social, durante o desfile. "A participação delas no projeto tem ajudado muito na disciplina delas em casa e na escola. A convivência ajuda na relação com as outras pessoas, estimula o respeito, o cumprimento de horários e a rotina de compromissos", detalhou Renilson.