Para recepcionar os turistas que chegam para o Círio de Nazaré, quarenta voluntários do projeto Amigo do Turista passaram por treinamento realizado pela Prefeitura de Belém por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), neste sábado, 28, na sede da Associação Comercial do Pará (ACP).
O projeto que vem sendo desenvolvido há oito anos, tem o objetivo de orientar e acolher os visitantes que chegam para participar da Festividade de Nazaré. “Os voluntários estão sendo capacitados para sanarem as dúvidas, curiosidades e acolher bem os visitantes com informações atualizadas da festa, sobre a nossa cultura e culinária paraense que é muito procurada”, destacou Fernando Teixeira, diretor de turismo social da Belemtur.
Para a tradutora de inglês Tina Mesquita, que pelo terceiro ano vai ser voluntária, esse é um trabalho muito gratificante. “É muito emocionante dar esse suporte aos turistas. As pessoas que vêm para o Círio são felizes. É uma troca de energia, de amor e felicidade”, declarou.
Já para Gabriel Figueiredo essa é a oportunidade de colocar em prática tudo o que vem aprendendo no curso de guia de turismo no Instituto Federal do Pará (Ifpa). “Nesse mês sabemos que a cidade recebe um dos maiores fluxos de turistas. E é a oportunidade de adquirir mais experiência profissional e receber o turista da melhor forma possível ”, disse o estudante.
Durante o treinamento os voluntários puderam aprender mais sobre o fluxo de turistas esperado, a culinária do Pará e os trajetos das procissões e eventos da quadra nazarena com profissionais da Belemtur, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Associação Brasileira de Agência de Viagens do Pará (Abav/PA) e membros da Pastoral de Turismo da Basílica Santuário.
Segundo o superintendente do Aeroporto de Belém, Fábio Rodrigues, são esperadas cerca 142 mil pessoas no fluxo de entrada e saída da cidade, no período de 08 a 20 de outubro. “A Infraero vem aqui contribuir nessa capacitação para que eles tenham a noção da relevância do trabalho que desenvolvem, além de mostrar um pouco do funcionamento do aeroporto e apresentar as principais demandas que os turistas vão levar até eles e, juntos, recepcionar todos que vierem para Belém”, explicou.
Os voluntários vão ficar distribuídos em postos instalados em diversos pontos da cidade como o Aeroporto Internacional de Belém, Terminal Rodoviário, Terminal Hidroviário Luís Rebelo, Polo Joalheiro São José Liberto, Basílica Santuário de Nazaré, Complexo Ver-o-Rio, Estação das Docas, Feliz Lusitânia e Mangal das Garças. Todos estarão devidamente identificados com coletes e crachás e vão entregar ventarolas e mapas da cidade aos visitantes.