O Dia D de Vacinação contra o Sarampo mobilizou neste sábado,28, mais de 1.200 servidores no atendimento à população em 62 postos de vacinação distribuídos entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias Saúde da Família (ESFs), locais estratégicos como supermercados e shoppings da cidade, além das ilhas de Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba e Combu.
A abertura, realizada pela Prefeitura de Belém através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), ocorreu na Unidade de Saúde do Guamá e teve a presença do titular da Sesma, Sérgio de Amorim. “Estamos engajados nesta ação cujo objetivo é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença. Este é mais um compromisso da nossa gestão com a população belenense”, ressaltou.
A meta é imunizar 95% da população, ou seja, mais de 36 mil pessoas do público-alvo formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos e adultos de 20 a 29 anos. As pessoas que ainda não foram vacinadas ou que ainda não completaram o esquema vacinal também devem ser imunizadas. Para isso, as Unidades de Saúde funcionaram das 8h às 17h; e os postos avançados tiveram o horário estendido. Nos shoppings Grão Pará, Pátio Belém e Parque Shopping, das 10h às 20h; e nos supermercados Líder Doca, Formosa (Umarizal e Duque) e Nazaré (São Francisco), das 8h às 19h. “Rotineiramente, a vacina também será ofertada no dia a dia nas Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde, no horário de 08 às 17h”, completou o Secretário.
A doméstica Aline Cardoso, 22 anos, aproveitou a ação no bairro do Guamá para se proteger da doença. “Faltava tomar somente uma dose, então decidi vir logo para completar o esquema da vacina. É Importante se manter saudável, principalmente quem tem criança em casa”, disse.
Acompanhada pelo Zé Gotinha, a costureira Gleice Fernandes, 28 anos, levou o filho Mizael, de oito meses, até a sala de vacina por entender a importância de mantê-lo imunizado. “Essa é a primeira vez que ele toma a vacina. Quando soube da ação achei importante trazê-lo, pois é melhor prevenir em vez de ser acometido pela doença. Tenho outro filho e também o trarei para ser imunizado”.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma, Leila Flores, o sarampo é uma doença de alta transmissibilidade, ou seja, é um vírus potente e capaz de ser transmitido para diversas pessoas, por isso a melhor forma de proteção é a vacina. “Essa é uma doença que já estava sendo eliminada, mas que agora está retornando. Portanto o que precisamos é mandá-la embora novamente e a vacina é a melhor proteção. Este público-alvo é o mais vulnerável ao adoecimento e que muitas vezes não completa o esquema vacinal. Por isso, é importante resgatar essas coberturas vacinais e assegurar que essa população esteja protegida e a doença longe de todos”, explicou.
A garçonete Marcilene Teles, 29 anos, que também faz parte do público-alvo, levou a filha Manuela para, juntas, serem imunizadas. “É uma questão de saúde e temos que ter muito cuidado com essa doença. A minha filha estando bem, eu também fico, por isso temos que cuidar. Inclusive já avisei também minhas duas sobrinhas para virem até a unidade”, contou.
Mais duas etapas da vacinação municipal serão realizadas nos dias 05 e 19 de outubro e 30 de novembro.