"Eu vou desfilar, eu adoro desfilar. Eu tenho 69 anos, tenho quatro filhos, netos, bisneto e me sinto muitíssimo bem", disse a advogada Oneia Dourado, enquanto se preparava antes de entrar na passarela na tarde desta quarta-feira, 2, no shopping Pátio Belém.
Oneia é uma das idosas que participou do desfile que faz parte da programação realizada pela Prefeitura de Belém em comemoração à Semana Municipal do Idoso, que começou no último dia 27. A programação, que garantiu serviços de saúde e incluiu mostra cultural, exposição e venda de artesanatos é alusiva ao Dia Internacional do Idoso, transcorrido em 1 de outubro.
"Como em Belém se comemora no dia 27 de setembro o Dia Municipal do idoso e 1 de outubro é o Dia Internacional do Idoso, nós resolvemos fazer a Semana do Idoso, que celebra as conquistas da pessoa idosa, como transporte, cultura, educação e lazer. A ideia é fazer com que eles fiquem mais empoderados, que tenham mais autonomia, que sejam cada vez mais respeitados", explicou o coordenador da Referência Técnica em Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Darley Quintas.
Para a costureira Lucia Helena Santos, de 63 anos, esse objetivo foi alcançado com sucesso. "Estou maravilhada, não tenho nem palavras para agradecer essa iniciativa. No mundo em que vivemos, de tantos preconceitos, é bom saber que existem olhos para os idosos, nos valorizando, nos respeitando. Essas datas são muito importantes para todos nós, idosos. Isso nos tira do comodismo, pois muitos acham que não servem mais para nada. É gratificante poder mostrar que nós somos capazes de muitas coisas", disse Lucia.
"Feliz daquele que se torna idoso. Esse incentivo para a população é perfeito. A Prefeitura está de parabéns por incentivar esse tipo de evento, que levanta a nossa autoestima, que nos faz bem. Aqui isso é proporcionado para gente", ressaltou Oneia Dourado.
A programação se encerrará nesta quinta-feira, 3, com uma manhã de lazer e práticas esportivas na praça da Matriz da ilha de Mosqueiro.
A psicóloga Saide Lima acompanhou o desfile observando cada detalhe nas performances das modelos. "Eu achei o desfile o máximo. Cada uma tem um estilo diferente, visuais diferentes. Muito bom. Esse tipo de evento é muito importante para a autoestima do idoso, pois na maioria das vezes eles são mal tratados, são excluídos da sociedade. Isso com certeza eleva a autoestima deles", disse.
Atendimento - Atualmente, cerca de 90 mil idosos são atendidos por equipes multiprofissionais da Prefeitura de Belém no Programa Saúde do Idoso, que funciona nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família e na Casa do Idoso com oferta de atividades físicas, de lazer, educativas e lúdicas.
O programa desenvolve atividades de dança, teatro, canto, artesanato, além de garantir a prática de exercícios físicos e oferecer orientações voltadas para hipertensão e diabetes, tabagismo, saúde mental, controle da hanseníase e da tuberculose, humanização, nutrição e prevenção à violência.
Data - Comemorado no dia 1 de outubro, esse dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.