A programação no Cinema Olympia, neste mês de outubro, não foge à tradição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e também presta uma homenagem à Padroeira dos Paraenses, com o filme “Retratos da Fé”. Além desse filme, o cinema ainda exibirá os longas metragens “Últimas Novidades do Cosmos”; uma Mostra de Cinema Italiano, o clássico alemão “Fitzcarraldo” e uma mostra dedicada ao cinema do diretor espanhol Pedro Almodóvar. Toda programação tem entrada gratuita.
O filme “Últimas Novidades do Cosmos”, direção de Julie Bertuccelli, fica em cartaz nos dias 3, 4, 6 e 9 deste mês. A trama é um documentário francês sobre Hélène, que nunca aprendeu a ler ou escrever, porque não sabe falar, nem segurar uma caneta. Aos 20 anos de idade, a mãe dela descobriu que Hélène podia se comunicar organizando letras em uma folha de papel. Com quase 30 anos, a moça é autora de textos poderosos e repletos de humor ácido. A classificação indicativa é 12 anos.
O documentário já ganhou vários prêmios em festivais de cinema, mundo afora, como no Canadá e na França. A exibição tem apoio da Cinemateca da Aliança Francesa/RJ.
No sábado, dia 5, às 16h30, dentro da programação do Encontro Latino-americano das Cidades Criativas, o Olympia vai exibir filmes curtas metragens produzidos em Belém e em Santos (SP).
Cinema e Música - Na terça-feira, dia 7, o projeto Cinema e Música, que exibe filmes silenciosos com acompanhamento musical, ao vivo, do pianista Paulo José Campos de Melo, terá como atração o filme “Sangue e Areia” (de 1922), com direção de Fred Niblo.
A trama do filme mostra Juan Gallardo (Rodolph Valentino), que sai de uma juventude pobre e atormentada para se tornar o toureiro mais aclamado da Espanha. Rico e famoso, ele se casa com a bela e doce Carmen, mas logo se envolve com a fascinante Doña Sol. A classificação indicativa é de 10 anos
Círio - Nos dias 10 e 11, às 18h30, o documentário paraense “Retratos da Fé” ganha a tela do Olympia. O filme traz os relatos dos fotógrafos Fernando Sette, Fábio Pina, Geraldo Ramos, Guy Veloso, João Ramid, Paulo Santos e Tarso Sarraf sobre como é fazer a cobertura fotográfica da maior manifestação religiosa do mundo.
Além do trabalho desses profissionais, o documentário traz relatos comoventes sobre os momentos de fé e superação que influenciaram a vida de cada um deles. A exibição tem apoio da produtora Delta Studios.
Curta - De 15 a 18, dentro do projeto Curta Olympia, será exibido o filme "Arredados", direção de Galvanda Galvão. A trama fala de silêncio por caminhos bifurcados, a poética na cidade, na casa, no corpo em um tempo cindido, as personagens entre as fissuras. Cinco personagens, mulheres, homens, os olhares na cidade, o obscuro fluxo nas frestas de espaços-tempos de perto, de longe e híbridos percursos.
Italiano - No período de 15 a 20 de outubro, o Olympia exibe a Mostra de Cinema Italiano, com seis filmes da recente produção italiana. No dia 15, cartaz para “Belos Sonhos” (2016), direção de Marco Bellocchio. Depois de ter atravessado uma infância difícil, o jornalista Massimo continua a conviver com a lembrança horrível da mãe desaparecida. Um peso que somente através da compreensão e da abertura poderá ser resolvido. Classificação indicativa é 14 anos
No dia 16, o filme é “Loucas de Alegria” (2016), direção de Paolo Virzí. O diretor Virzí volta à sua amada Toscana com uma história de mulheres, loucura e amizade por meio de um conto que combina ironia, bom humor e drama. Um filme que anda com equilíbrio entre as diferentes temperaturas emotivas, graças à sensibilidade e à participação do diretor, sempre perto do destino dos personagens que leva para a tela.
Dia 17, cartaz para “Fiore” (2016), direção de Claudio Giovannesi. Em uma prisão juvenil, Daphne, encarcerada por roubo, se apaixona por Josh. Na prisão, o amor está proibido e a relação deles vive somente através dos olhares de uma cela à outra. Uma história sensível sobre o desejo de amor de uma garota adolescente e sobre a força de um sentimento que quebra toda lei. Classificação indicativa é 12 anos.
No dia 18, a atração é “Veloz como o vento” (2016), direção de Matteo Rovere. Na trama, Giulia é uma jovem e um piloto promissor de carro de corrida. Quem a ajuda a enfrentar o Campeonato GT, aos 17 anos, é o irmão dela, Loris, ex-piloto falido e toxicodependente, mas dotado de grande talento para o automobilismo. Classificação indicativa é livre.
No dia 19, o filme exibido é “Funcionários do Mês” (2016), direção de Gennaro Nunziante. A história mostra grande sucesso de bilheteria de Checco Zalone, em uma comédia sobre os muitos vícios e as poucas virtudes dos italianos que, com certeza, pode fazer sorrir e refletir também o público brasileiro. Classificação indicativa é livre.
No dia 20, o cartaz é para “Puccini e a Garota” (2008), direção de Paolo Benvenuti. A trama mostra que, enquanto o compositor Giacomo Puccini está completamente envolvido na composição de sua ópera “La Fanciulla del West”, intrigas sexuais transcorrem ao seu redor. Romance, inveja, ciúmes e morte são os protagonistas deste intenso drama mudo. A classificação indicativa é de 16 anos.
Fitzcarraldo - Nos dias 22 e 23, às 18 horasm (horário especial), será exibido “Fitzcarraldo”, um clássico do cinema alemão, dirigido por Werner Herzog. A história mostra Brian Sweeney Fitzgerald (Klaus Kinski), megalomaníaco, sonhador e amante de ópera, que pretendia levantar fundos para a construção de um teatro no meio da selva amazônica, em um lugar onde não existia civilização, no começo do século XX. Classificação indicativa é 12 anos.
Almodóvar - De 24 a 30 de outubro, entra em cartaz no Olympia uma mostra dedicada ao diretor espanhol Pedro Almodóvar. No dia 24, cartaz para “Pepi Luci Bom”; no dia 25, “Labirinto de Paixões”; no dia 26, “O Que fiz para Merecer Isso?”; no dia 27, “A Lei do Desejo”; no dia 29, “Fale com Ela”, e no dia 30, “Tudo Sobre Minha Mãe”.
Serviço: A programação no Cinema Olympia é realizada da terça à sexta-feira, às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, às 16h30.