Com certificados em mãos e sorrisos estampados. Assim foi um dos registros fotográficos feitos com as centenas de alunos que receberam a certificação de uma nova fase de cursos oferecidos pelo Fundo Ver-o-Sol, órgão vinculado ao gabinete da Prefeitura Municipal de Belém (PMB). A entrega dos certificados ocorreu na manhã desta sexta-feira, 4, no ginásio Altino Pimenta, com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, de representantes da Câmara Municipal, de servidores e de familiares dos concluintes.
Ao todo, a Prefeitura capacitou 762 alunos nos cursos de qualidade no atendimento, agente de portaria, garçom e garçonete, auxiliar geral e predial, além de atendente de farmácia, operador de caixa e oratória. Ao todo, foram formadas 18 turmas, que tiveram início em agosto e encerradas no início deste mês de outubro.
Para o Fundo Ver-o-Sol, esses novos formados reforçam o empenho da gestão municipal em prosseguir com a política de capacitação profissional, sobretudo no atual contexto de desemprego ainda registrado no país. “É um programa de capacitação profissional e estamos em uma avançada etapa de certificação. Temos a participação de comunidades, em sua maioria carentes, que precisam de oportunidades, mas acompanhadas de qualificação dentro da política oferecida pela Prefeitura”, salientou Kadmiel da Costa, coordenador geral do Fundo Ver-o-Sol.
Sem atividades - De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apontou que no primeiro trimestre de 2019 um número de 28,3 milhões permanecia sem atividade alguma no Brasil. Esse índice do Instituto vem sendo amenizado pelas capacitações proporcionadas pela Prefeitura, por meio do Fundo Ver-o-Sol.
Morador do bairro do Guamá, Eric de Matos foi um dos beneficiados pelas capacitações e tem aproveitado os treinamentos. “Eu apenas tirava um ‘bico’ de garçom em festas, mas queria crescer no mercado e o curso veio para isso. Fui capacitado e isso me garantiu uma boa oportunidade com carteira assinada”, garante Eric, de 32 anos, hoje, funcionário do clube Assembleia Paraense.
"Estamos entregando certificados de mais uma formação profissional na busca pelo mercado de trabalho. Importante que continuemos esse desafio da qualificação ou requalificação. Continuaremos a oferecer essa programação de cursos até o final de nosso mandato, estamos oferecendo 'ferramentas' de trabalho para as pessoas vencerem. O trabalho do Fundo Ver-o-Sol está sendo uma 'ponte' entre o lugar em que as pessoas estão e aonde elas podem chegar", destacou o prefeito Zenaldo Coutinho.
Números - Com a certificação desta sexta-feira, o Fundo Ver-o-Sol chegou a 4,6 mil pessoas qualificadas, desde o início de 2019. A necessidade das capacitações é planejada em conjunto com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), entidade com quem a Prefeitura mantém uma parceria institucional, por intermédio do Fundo. A expectativa é que a formação profissional atinja aproximadamente de 6 a 7 mil pessoas até ao final deste ano.
Cerificados - Aline Consolação, de 42 anos, atualmente, trabalha numa doceria, emprego que resultou da capacitação de garçom e garçonete oferecida pelo Fundo Ver-o-Sol. Ela estava praticando o aprendizado durante a solenidade de entrega dos certificados. “Fiz o curso de garçonete em junho, e agora o de atendimento de farmácia, e, neste momento, estou servindo aos convidados, aqui”, disse.
Assim como Aline, Jéssica Nascimento, de 30 anos, não perdeu a oportunidade e participou de quatro cursos. “Participei dos cursos de oratória, higienização predial, operador de caixa e atendente de farmácia. Procuro sempre me qualificar para conseguir um trabalho”, afirmou Jéssica, que é moradora da Pedreira.