Um grande número de pessoas deve passar pelos cemitérios de Belém, neste sábado, 2, no feriado do Dia de Finados. A data concentra o maior contingente de visitantes nesses locais. Nos cemitérios públicos de Santa Izabel, no Guamá; São Jorge, na Marambaia; e Soledade, na Batista Campos, são aguardadas cerca de 45 mil pessoas.
Um esquema especial de limpeza foi executado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), com serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo, não somente nos cemitérios, como também no entorno. Desde o dia 18 de outubro, 270 agentes de serviços urbanos atuaram na manutenção dos espaços para garantir a tranquilidade dos visitantes que vão prestar homenagens aos seus entes queridos.
Mutirão - Marcus Carvalho, diretor do Departamento de Resíduos Sólidos (Dres) da Sesan, afirma que o objetivo dos serviços foi deixar o ambiente mais digno e humano para os visitantes. "É um mutirão de limpeza muito importante, não só na aparência, mas implica, também, no tráfego e na acessibilidade de visitação", afirmou o diretor.
No cemitério São Jorge, 87 agentes de limpeza se empenharam para tornar o local o mais agradável possível ao visitante. Ao todo, nos cemitérios Soledade, Santa Izabel e Tapanã, 123 trabalhadores fizeram as tarefas de capinação, caiação (pintura), varrição e roçagem. “Todos os grandes cemitérios públicos da cidade foram atendidos pela ação de limpeza, além dos espaços nos distritos de Belém. A meta é oferecer um local seguro e limpo aos visitantes, daí a necessidade de intensificar o serviço nessa etapa final da ação”, disse o titular da Sesan, Claudio Mercês.
A fiscal de limpeza urbana, Nazaré Martins, que supervisiona as equipes no cemitério de Santa Izabel, informou que o grande tamanho do local acabou demandando mais dos funcionários da Sesan. "Apesar de o lugar ser bastante extenso, estamos fazendo um ótimo trabalho e acredito que até a véspera do feriado, dia 1, é possível concluir o serviço e entregar o local", assegurou a fiscal.
A aposentada Lúcia Nunes, 65 anos, que estava fazendo a limpeza da sepultura do marido que faleceu há 6 meses, comentou da importância do trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo nos cemitérios. "Quando entrei vi que estava tudo limpinho. Não é porque a pessoa já se foi que ela precisa viver no descaso", finalizou.
Serviço:
No dia 2, as portas dos três cemitérios públicos - Santa Izabel, no Guamá; São Jorge, na Marambaia; e Soledade, na Batista Campos - abrem às 6h e fecham às 17h. Nesta sexta-feira, dia 31, até às 17h; já no domingo, dia 3, horário das 8h às 13h. No cemitério de Santa Izabel, será celebrada a tradicional missa das 7 horas, no dia 2. No Dia de Finados, o cemitério do Tapanã ficará aberto à visitação das 7h às 17h.