Toda criança tem direito à educação, no entanto, para que esse direito seja assegurado são necessários alguns fatores e o transporte escolar é um deles. Os motoristas que conduzem os veículos de transporte escolar da Prefeitura de Belém, mantidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), são peças importantes nessa trajetória de acesso ao ensino de qualidade.
Raimundo Lopes, motorista da Escola Municipal Anna Barreau, do distrito de Mosqueiro, trabalha há 12 anos na área e fala com carinho das 200 crianças que transporta todos os dias no ônibus escolar.
“Sou o primeiro motorista escolar do distrito. Trabalho nesse ramo desde que passou a existir aqui. É um trabalho gratificante. Somos o transporte para a educação. Aprendo todos os dias lições de vida com essas crianças. Sou muito feliz com o que eu faço e por mim me aposentaria nessa profissão”, disse o condutor.
Transporte - Com um investimento de mais de R$ 5 milhões, a Semec adquiriu, de 2013 até hoje, uma frota de 48 ônibus e 23 embarcações que consegue realizar o trajeto diário de mais de 2.200 alunos de 55 escolas da rede de ensino municipal. Os ônibus também são necessários em eventos escolares, com a capacidade de transportar cerca de 30 a 40 crianças. Já os barcos escolares possuem capacidade de 30 a 60 crianças e são todos equipados com coletes salva-vidas. Todos aprovados tanto pelas normas da Marinha, quanto pelas Normas da Autoridade Marítima.
“Trabalho há três meses como monitor e seguimos uma grande rota pegando crianças de diversas comunidades, nos dois turnos. É um trabalho que exige atenção, paciência e paixão para garantir a segurança dos alunos”, disse Erivan Silva, monitor do transporte escolar da Escola Municipal Liceu Mestre Raimundo Cardoso, de Icoaraci.
Acessibilidade - Além de motoristas e monitores capacitados para transportar os alunos, o veículo escolar também é equipado com estruturas de acessibilidade para os alunos matriculados na rede, que passaram de 533 em 2013 para 1.858 alunos em 2019. Para acompanhar a demanda, as Salas de Recursos Multifuncionais, em escolas municipais, passaram de 33 para 66 entre os anos de 2013 e 2019.
“A nossa lida começa às 7h, passando por diversos conjuntos e comunidades, levando os alunos para as escolas municipais de Icoaraci. Se não fosse esse transporte, seria muito difícil para essas crianças chegarem com segurança e disposição nas escolas. É um prazer enorme fazer parte desse acesso e ser uma ponte para educação”, conta Jânio Rafael de Souza, motorista há quatro anos do Liceu.