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Alunos lançam o livro “Belém em contos pai d’égua: Icoaraci, 150 anos de história”

Foto: Hugo Tomkiwitz
Alunos lançam o livro “Belém em contos pai d’égua: Icoaraci, 150 anos de história”
Alunos lançam o livro “Belém em contos pai d’égua: Icoaraci, 150 anos de história”
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Noite de autógrafos reuniu os 95 alunos autores do livro

“Poder contar uma história que se passa no distrito de Icoaraci é uma homenagem à Vila Sorriso”, destacou Yasmin Ribeiro, 10 anos, aluna da Escola Municipal Alfredo Chaves, autora de uma das 95 narrativas literárias que compõem o livro “Belém em contos pai d’égua: Icoaraci, 150 anos de história”, lançado na noite desta terça-feira, 10, na escola.

Todas as 95 produções e ilustrações do livro são inéditas e autorais. Trata-se de uma compilação de trabalhos produzidos em 2019 pelos alunos do 4º e 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para Gilberto da Silva, 23 anos, aluno da EJA que escreveu a história "Os ETs que invadiram Belém", a oportunidade de contribuir para construção do livro vai acrescentar para o seu futuro. "Escrever para o livro virou um treinamento para o vestibular, me deixando mais confiante para realizar o meu sonho, que é ser um arquiteto", contou.

Programação - Durante o evento, algumas narrativas foram apresentadas para o público por meio de áudios, em podcasts. Uma delas foi “A moça do táxi”, de Walcir Monteiro. Após as apresentações, houve uma sessão de autógrafos dos autores do livro “Belém em contos pai d’égua”.

Segundo o professor de Informática da escola, Azarias Favacho, a iniciativa faz parte do esforço de incentivo à leitura, com a integração da tecnologia que é desenvolvido pela Prefeitura de Belém por meio do Núcleo de Informática Educativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec). "Estimulamos o processo de conhecimento dos alunos através do incentivo a leitura e das novas tecnologias como blogs, podcasts e vídeos. O resultado é essa contribuição para história de Icoaraci", explicou o professor.

"Em todos os conteúdos ministrados em sala de aula utilizamos temas associados à nossa cidade para que os alunos tenham informação suficiente para desenvolverem os textos”, destacou a professora da sala de leitura, Wilma do Rosário.

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