A programação do Projeto Belém em Canto e Luz, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), encerrou na noite deste sábado, 21, com espetáculos artísticos que encantaram o público.
Na noite de encerramento, os projetos "Contando Histórias", “Madrigal Canto Livre” e “Coral Novo Alvorecer”, foram responsáveis em fechar a programação com chave de ouro. A primeira apresentação da noite uniu a música e o teatro em uma história que contou o nascimento de Jesus Cristo. A cantora do Coral Canto Livre, Zenilde Soares, de 62 anos, diz que está feliz em fazer parte de um espetáculo que permite o acesso da população de forma gratuita.
“Esse é um espaço que a comunidade pode usar e de forma gratuita. Ter lugares que incentivam a cultura e a acessibilidade para as pessoas é muito importante para o desenvolvimento cultural de uma cidade”, destacou.
Durante os dias de atividade do projeto mais de dez grupos convidados e patrocinados pelo edital de incentivo da Fumbel, passaram pelo palco da Arena Cultural, localizada na sede da Fundação. Os projetos apresentaram temas natalinos e da cultura popular paraense. Além de trazer apresentações culturais, foram montados dois espaços, com uma feirinha de artigos natalinos e praça de alimentação, durante todos os dias de espetáculo.
Claudiana Negreiros, mãe da menina Marina Negreiro, de 11 anos, uma das cantoras que se apresentou no evento, considera o canto muito importante no desenvolvimento da filha. “Para ela é uma forma de lidar com a ansiedade. Eu percebo que isso ajuda muito ela a ter segurança, firmeza e desenvoltura. Não só no palco, mas na vida, na escola em apresentações de trabalho”, destacou a mãe.