A Unidade de Pronto Atendimento João Menezes (UPA), localizada no bairro da Marambaia, iniciou os atendimentos à população na manhã desta sexta-feira, 31. Às 8 horas, e com um fluxo tranquilo, o funcionário público João Guedes Cardoso, de 69 anos, foi o primeiro paciente a ser atendido. “Senti uma palpitação durante a madrugada e, como sabia que a UPA começaria a funcionar hoje, achei melhor vir aqui, pois sou morador do bairro. Fui muito bem recebido, passei pela avaliação médica, fiz o eletrocardiograma e retornarei com o médico para saber o resultado”, contou.
Durante a visita à UPA, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Sérgio de Amorim, destacou mais esse grande investimento na pasta da saúde, entregue aos belenenses, além da geração de emprego local. “Os moradores do bairro já podem contar com o serviço da UPA para os casos de média complexidade, que vão desde alterações da pressão arterial, febre alta, traumas, dores intensas, cortes, dentre outros. É importante frisar também a oportunidade de, aproximadamente, 250 novos empregos gerados para a nossa população”, destacou o secretário.
Empregos - Prova de geração de novos empregos é a recepcionista Gleice Tatiane, que estava desempregada e foi selecionada às UPA, por meio de processo seletivo. “É um desafio grande, pois lidaremos com um público em situações delicadas. Já havia trabalhado como recepcionista antes, mas não na área da saúde. Acredito que, no dia a dia, independente de qualquer situação que aconteça, estamos aptos para oferecer um excelente trabalho às pessoas”, apontou Gleice.
Os funcionários da UPA participaram na última quinta-feira, 29, de um encontro sobre o funcionamento da Organização Social (OS), que gerencia a UPA, sistemas, fluxo de trabalho, dentre outros assuntos relevantes para garantir aos usuários um atendimento de qualidade.
Infraestrutura - A UPA João Menezes foi construída com recursos da Prefeitura de Belém e do Governo Federal, e funciona sob a gerência da OS InSaúde. Para o gestor de qualidade da empresa, Otávio Furian, a experiência tem sido exitosa. “Toda a estrutura da unidade, as equipes especializadas e os equipamentos de alta qualidade permite que façamos sempre o melhor para a população em termos de saúde, que é o nosso principal objetivo”, explicou Furina, gestor de qualidade da InSaúde.
O aposentado Djalma Carneiro, 74 anos, constatou isso de perto. “Estive na unidade para avaliação de um problema de saúde e fui bem atendido, justamente, em um momento especial, que é o primeiro dia de funcionamento. Fiquei satisfeito, pois encontrei o melhor em atendimento aqui no bairro”, elogiou.
Crescimento - Na gestão do atual prefeito Zenaldo Coutinho, a UPA João Menezes foi a terceira unidade a ser entregue. Com uma área de 1.500 m² e capacidade de 350 atendimentos diários, essa UPA oferece atendimento nas especialidades de clínica médica, pediatria clínica, traumatologia e odontologia.
São disponibilizados também exames de urgência de radiologia, eletrocardiografia e exames laboratoriais. Os atendimentos funcionam mediante classificação de risco, de acordo com o grau de gravidade. A UPA é classificada como de porte 3, com capacidade de cobertura de 201 a 300 mil habitantes.