A chuva da noite última terça-feira, 11, não inibiu o esquenta para o Carnaval 2020 que começou com a primeira noite de ensaio técnico das escolas de samba do Grupo 1. Os ensaios permanecem até o dia 13 de fevereiro, sempre começando às 19 horas, na Aldeia Amazônica, bairro da Pedreira, local do Desfile Oficial das Escolas de Samba de Belém nos dias 14, 15 e 16.
Na primeira noite de ensaio, as escolas de samba Mocidade Unida do Benguí, Embaixada de Samba do Império Pedreirense e Deixa Falar testaram a avenida do samba para o desfile, que é realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel).
As escolas conseguiram cronometrar tempo de parada para os jurados e velocidade que deve ser adotada por carros alegóricos e alas. Também foi possível fazer o teste de som, que possibilita que as escolas e a organização do evento alinhem os detalhes para que no dia da apresentação saia tudo como planejado.
Para o diretor de Carnaval da Embaixada de Samba Império Pedreirense, André Vilhena, o ensaio técnico é um momento que também emociona. "É diferente dos nossos ensaios de rua. Aqui a emoção de renova por ver nossa escola bonita, organizada e pronta para fazer um grande carnaval, cumprindo o nosso compromisso com a nossa comunidade", disse.
O ensaio técnico também é muito importante para a Fumbel. O presidente da Fundação, Fabio Atanásio, esteve presente no ensaio para acompanhar os últimos detalhes da organização do desfile. “Além de ser o momento das escolas de samba testarem a avenida, é a hora em que nós, da organização do evento, conseguirmos perceber se está tudo dentro do que foi planejado e já começar a alinhar tudo para que não tenha nenhum problema nos dias de programação”, explicou.
Para dar segurança aos brincantes e ao público presente, a Guarda Municipal de Belém (GMB) permaneceu na Aldeia com um efetivo de 20 guardas e duas viaturas. A Secretaria de Municipal de Saneamento (Sesan) garantiu a limpeza da via ao final da programação.
Trânsito - Para organizar o trânsito na área nos dias de ensaio, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) preparou uma logística que ajudará motoristas e usuários de transporte público.
A avenida Pedro Miranda foi fechada nesta terça e será interditada na quarta, 12, e na quinta, 13, a partir das 19 horas, desde a travessa Alferes Costa até a travessa Lomas Valentinas, sentido bairro-centro. O outro lado da pista permanecerá liberado para circulação de veículos.
Durante os bloqueios, veículos que seguirem no sentido centro-bairro poderão desviar para a travessa Angustura e seguir pela rua Antônio Everdosa. Quem circular na avenida Doutor Freitas para acessar a avenida Pedro Miranda pode seguir na via até a Marquês de Herval, a destino.
O cruzamento da Lomas Valentinas com Pedro Miranda estará totalmente interditado, pois será utilizado para a dispersão dos carros alegóricos.