Pesquisar

Prefeitura de Belém participa de lançamento do Fórum Permanente Contra as Drogas

Foto: Divulgação
Prefeitura de Belém participa de lançamento do Fórum Permanente Contra as Drogas
Prefeitura de Belém participa de lançamento do Fórum Permanente Contra as Drogas
Prefeitura de Belém participa de lançamento do Fórum Permanente Contra as Drogas

A Prefeitura de Belém, por meio do Pacto Belém Pela Vida, foi representada pelo psicólogo Nelcy Colares, coordenador do Pacto Belém Pela Vida e presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Belém, no lançamento Fórum Permanente de Mobilização contra as Drogas, em Brasília (DF)

O Ministério da Cidadania, do Governo Federal, lançou na última quarta-feira, 12, o Fórum Permanente de Mobilização contra as Drogas para autoridades políticas municipais, estaduais e federais e representantes da sociedade civil organizada, na sede da Associação Médica de Brasília, no Distrito Federal (DF). Idealizada há um ano, a iniciativa busca debater, cada vez mais, políticas públicas de combate ao uso de drogas, tratamento de usuários e atendimento aos familiares.

A Prefeitura de Belém, por meio do Pacto Belém Pela Vida, foi representada pelo psicólogo Nelcy Colares, coordenador do Pacto Belém Pela Vida e presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Belém.

Nelcy Colares conta que o evento reprovou a discussão da legalização da maconha a partir do discurso da "maconha medicinal", que, na verdade está voltada a um interesse meramente econômico, sob um manto de humanitarismo. E que agora, a postura é de enfrentamento às drogas.

“A Prefeitura de Belém não poderia ficar de fora dessa luta. Somos todos contra as drogas e pela vida. O evento reforçou que o Governo federal, assim como a Prefeitura de Belém, trabalha contra as drogas e a favor das pessoas. Neste governo, não vamos ter legalização das drogas”, relatou Nelcy, que destacou que em Belém, o Pacto Belém Pela Vida e Conselho Municipal de Entorpecentes vêm aumentando o número de pessoas capacitadas para o tratamento da dependência química e para a prevenção.

Dados - De acordo com o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas, cerca de 20% da população admite ter usado drogas ilícitas. O secretário nacional de cuidados e prevenção às drogas, Quirino Cordeiro Junior, disse que as ações de enfrentamento precisam ser mais presentes entre os jovens.

Uma das propostas apresentadas no Fórum foi o fortalecimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que leva policiais militares para dentro das escolas para conversar com os estudantes. O ministro da Cidadania, Osmar Gasparini Terra, fez a entrega simbólica da cartilha da Proerd.

Marco - Nos últimos de dois anos, a Prefeitura de Belém, por meio do Pacto Belém Pela Vida, já atingiu seis mil pessoas capacitadas e atendidas, sem contar com aquelas pessoas atendidas pelo Centro de Atendimento Psicossocial Especializado Álcool e Drogas (Caps), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), estes, vinculados a Fundação Papa João XXIII (Funpapa).

“Na atual gestão da Prefeitura de Belém, o município passou a fazer parte do mapa nacional das cidades com programas de referência, como protagonista nas políticas públicas de combate as drogas, apresentando as iniciativas do município de Belém a outros estados, se tornando uma referência”, conclui Nelcy.

Relacionadas: