Na manhã desta sexta-feira, 21, a Prefeitura Municipal de Belém inaugurou a escola de Educação Infantil e Fundamental Professor Pedro Demo, localizada no bairro Água Boa, no distrito Outeiro, completamente revitalizada e climatizada. Com a obra, a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), beneficiará cerca de 1.300 alunos.
Com investimento de aproximadamente R$ 600 mil, investidos na execução da obra, e R$ 50 mil, em mobiliário, o processo de reforma garantiu intervenções no telhado, a climatização de 16 salas de ensino. A unidade escolar ganhou forro novo, cobertura das passarelas, revitalização da estrutura elétrica, além de piso em cerâmica, pintura, nova sala de aula, melhoria na quadra de esporte, playground novo, garagem para ônibus escolar dentre outros serviços complementares.
A direção da escola aponta que os alunos demonstram uma predileção, dentre os espaços reformados, à biblioteca, à quadra esportiva e ao parquinho. Localizada às proximidades do rio Pará, a escola Pedro Demo é uma referência em Outeiro por oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE), com professores com capacidade para atender alunos com deficiência.
A escola Pedro Demo é a quinta unidade de ensino com a reforma e climatização entregue pela Prefeitura de Belém em 2020. Dentro da política de qualidade de educacional da administração municipal, 48 escolas estão em pleno processo de reforma e oito sendo construídas. Um total de 49 escolas já foram climatizadas e 26 estão em instalando equipamentos de ar condicionado, nos últimos sete anos.
Reformas - A entrega da obra de reforma contou com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho, que ao lado da titular da Semec, Socorro Aquino e outras autoridades e vereadores municipais. Acompanharam, ainda, a solenidade, pais e responsáveis dos alunos, lideranças comunitárias, equipe técnica da escola, e ainda demais moradores dos distritos de Outeiro e da ilha de Cotijuba e servidores da Prefeitura Municipal de Belém.
Como em outras oportunidades, Zenaldo Coutinho apontou a climatização das escolas de Belém com um dos grandes benefícios possibilitados pela atual gestão. “Estamos aqui em mais um compromisso real e coletivo de nossa gestão. Não é uma decisão individual do prefeito, pelo contrário, é um esforço de todos em favor de nossas crianças. Anos atrás, certamente falar em ar condicionado em sala de aula fosse, talvez, até gozação, da mesma forma que falar da escola pública com tanto talento, poderiam dizer ‘mas quando?’. Foi assim para a merenda escolar de qualidade. Hoje, temos uma nova realidade aprendizado dos alunos, no ensino dos professores e em todo trabalho do corpo técnico das escolas”, sustentou o gestor municipal.
“É mais uma escola reformada e climatizada e isso traz ganhos à educação do município. Dentre as implementações, a cobertura das passarelas deve ser ressaltada, pois os alunos vinham merendar, algumas vezes, embaixo de chuva, e agora temos uma passarela ampla e coberta. É uma entrega com padrão de qualidade”, reforçou a secretária Socorro Aquino.
A diretora da escola Pedro Demo, Sandra Couto também ressaltou os ganhos com a entrega da obra. “Todos os nossos ambientes estão climatizados, como as salas de aula e biblioteca, mas ganhamos também sala de informática e um playground. As crianças de Outeiro só têm a agradecer por todas essas conquistas que tivemos. As salas de aulas climatizadas favorecem o aprendizado do aluno, porque nosso clima é muito quente”, analisou a diretora.
Comunidade escolar - Acompanhando a solenidade de entrega da reforma e ao mesmo tempo aguardando a saída do filho Jonas Lucas, de 5 anos, o casal Tifany Silva, de 21, e Jonas Silva, de 25, aprovou as instalações. “A escola em boas condições ajuda pelo espaço que as crianças terão para praticar as atividades. Elas poderão apresentar bons trabalhos com salas climatizadas”, disse Tifany.
Moradora da rua das Mangueiras, no distrito Outeiro, Monalisa Marques, de 29 anos, que aguardava a saída dos filhos Fabrício e Flávio, também gostou da reforma. “Antes era uma quentura e agora está bem melhor. Muito quente, era só ventilador e os alunos adoeciam”, disse.
A professora Leonilze Aires, de 52 anos, e há cinco lecionando na Pedro Demo, a obra entregue garante uma climatização perfeita. “Com melhor ambiente para os alunos e professores, percebe-se que o aluno tem vontade de chegar aqui às 7 horas da manhã. É uma satisfação ter um espaço de qualidade”, elogiou.
Para o secretário escolar João Paulo Monteiro, de 32 anos, a reforma da escola Pedro Demos garantirá melhores condições de trabalho. “Observamos uma evolução na parte estrutural da escola, e percebemos a resposta dos próprios pais. Eles sentem a diferença pelo crescimento no desempenho dos alunos”, analisou.
Joelma Souza, de 42 anos, professora do 4º ano, aponta ganhos com a revitalização. “Acompanhamos esse processo de melhoria, é uma coroação e ficamos muito gratos por ter sido efetivada essa obra aqui”, afirmou a docente.
OAB - Em seu discurso, Zenaldo Coutinho enalteceu a participação de representantes da comunidade de Outeiro durante reunião ocorrida na quinta-feira, 20, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAPB-PA), que tratou de supostas irregularidades administrativas registradas na Funbosque e apontadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp).
“Assisti aos vídeos da participação muito firme e decisiva da comunidade de Caratateua. Vi a turma dando show. Foi uma tentativa de, não me desqualificar individualmente, mas a de querer desqualificar a ilha de Outeiro, a cidade de Belém, a educação. Pelo o que disseram ali é muito vergonhoso para eles, mas para nós, não. Fiquei indignado em assistir aquilo, com absolutas mentiras, que quiseram desqualificar a ação das lideranças comunitárias, mas que, com a organização de pessoas que estão junto com as escolas, foram rebatidas e a verdade foi mostrada”, ressaltou o prefeito.