Pesquisar

Prefeitura reúne com órgãos de saúde para debater medidas de prevenção ao novo coronavírus

Foto: Lauro Lima
Prefeitura reúne com órgãos de saúde para debater medidas de prevenção ao novo coronavírus
Prefeitura reúne com órgãos de saúde para debater medidas de prevenção ao novo coronavírus

Zenaldo Coutinho reuniu com os órgãos de saúde sobre o caso do tripulante que evoluiu a óbito.

Nesta quarta-feira, 26, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil, Guarda Municipal e Instituto Evandro Chagas para tratativas sobre o caso do tripulante do navio “Chamchuri Naree” de bandeira tailandesa ancorado na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, e que evoluiu a óbito na última terça-feira, 25.

Uma equipe da Vigilância Epidemiológica da Sesma esteve no navio para investigação sobre a vítima e aos demais tripulantes da embarcação, a fim de verificar se haviam pessoas com sintomas respiratórios, embora o Ministério da Saúde já tenha se pronunciado, descartando o novo coronavírus como causa da morte. 

De acordo com o chefe do poder executivo, todas as medidas preventivas e de segurança continuarão sendo reforçadas no município. “Intensificaremos as ações coletivas entre a prefeitura e os governos estadual e federal para garantir medidas preventivas e evitar que a doença possa chegar à nossa cidade”, ressaltou Zenaldo.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS) da Sesma, Leila Flores, destacou que, desde janeiro deste ano, a Divisão de Vigilância Epidemiológica do município vem adotando medidas necessárias para as ações de identificação e atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus, conforme alerta emitido pelo Ministério da Saúde sobre o risco de introdução do novo vírus no país. “Também foi feito pela equipe de epidemiologia o primeiro modelo do Plano Municipal de Contingência para a Infecção Humana pelo novo coronavírus. Até o momento não há casos suspeitos do vírus”, destacou Leila. 

A Sesma reforça a adoção de medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para diminuir os riscos de transmissão de doenças infecciosas, como a lavagem frequente das mãos; o uso correto de máscaras; uso do álcool gel; evitar tocar boca, nariz e olhos, e também evitar aglomerações e ambientes fechados. 

TAGS:

Relacionadas: