Nesta quinta-feira, 2, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, realizou duas transmissões por rede social. A primeira no fim da manhã e a segunda, no final da tarde. Em seu pronunciamento o prefeito assegurou a aquisição de 22 respiradores adicionais para a rede municipal. “Dois chegam nesta quinta, 2, e o restante chega na próxima semana. Estamos fazendo novas encomendas”, disse.
Ainda em relação à saúde, Zenaldo disse que a Procuradoria Geral do Município está fazendo uma notificação ao Estado. “Queremos saber as razões técnicas que levaram o Governo optar por alugar um hospital privado, que está em parte interditado e sem licença, ao invés de credenciar o hospital Dom Zico, que é público e está pronto para receber os possíveis pacientes do novo Coronavírus”.
O gestor municipal salientou ainda, que a rede municipal de saúde está abastecida de máscara e álcool gel. “A Prefeitura de Belém realizou um chamamento público para a compra de Equipamento de Proteção Individual (EPIs). Além da compra de 22 respiradores e costureiras que fazendo 1.000 máscaras para garantir os equipamentos básicos”, disse.
Zenaldo informou em sua transmissão durante a manhã, que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estava participando de uma reunião com o Ministério Público do Trabalho, tratando sobre o transporte coletivo.
Em relação à educação, o prefeito declarou que nesta quinta, 2, iniciou a distribuição do 2º lote da merenda escolar. “São mais de 70 mil kits, preparados pelas nutricionistas do município, que vão atender às nossas criancinhas”.
Nesta sexta-feira, 3, a Prefeitura de Belém segue com a distribuição dos kits de merenda em 52 escolas distribuídas em Mosqueiro, Benguí, Pratinha e Tapanã.
Durante a tarde, o prefeito atualizou o boletim de casos do Covid-19 confirmados em Belém, e salientou que o mais recente é de um profissional de saúde de 28 anos.
Zenaldo afirmou que a Prefeitura está garantindo os serviços essenciais na cidade. “Hoje, 2, a gente segue executando obras como a operação tapa-buraco em nove bairros. Além de 18 frentes de drenagem, que em seguida serão convertidas em obras de asfalto”.
O prefeito disponibilizou um canal de comunicação para que as 20 primeiras mulheres costureiras que entrassem em contato com a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), seriam chamadas para trabalhar na produção de mais máscaras. O número fornecido foi o (91) 988861453.
O gestor segue orientando a população para que fique em casa.