Destacadamente a saúde e a educação são itens essenciais para o desenvolvimento social de uma grande cidade. Na capital paraense esses temas são tratados como prioridade pela Prefeitura de Belém. A gestão municipal, por meio das secretarias de Saúde (Sesma) e Educação (Semec), vem trabalhando intensamente com o objetivo de levar estes serviços com qualidade para a população.
Qualidade – No âmbito da saúde, a Sesma vem enfrentando desafios diários com a pandemia do novo Coronavírus. Para tentar minimizar os avanços dele na cidade, a secretaria adotou novas medidas para frear o número de contaminados pela Covid-19. O Hospital Dom Vicente Zico passou a funcionar como retaguarda para os pacientes diagnosticados com o vírus no município. Atualmente, o hospital comporta 60 leitos, sendo oito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, os profissionais da saúde passaram por treinamentos e receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Houve ainda a renovação parcial da frota de ambulâncias e motolâncias.
Avanços - Nos últimos anos, a quantidade de serviços de saúde levados à população cresceu expressivamente. O Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, afirma que essas pastas são uma das prioridades da gestão. "Nós ampliamos muito os investimentos em saúde, passamos de 17% para 24%, acima dos investimentos determinados pela Constituição Federal, que é de 15%”, destaca Zenaldo.
Para aumentar a qualidade e o acesso à saúde, foram implementados novos espaços, como o Hospital de Referência em Saúde da Mulher; as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) dos bairros da Marambaia, Terra Firme e Sacramenta; a construção de quatro Unidades Básicas de Saúde no bairro do Tenoné, Quinta dos Paricás, Castanheira e Portal; houve a reforma e ampliação dos Prontos Socorros Mário Pinotti (da 14) e Guamá. Além disso, o município ampliou o atendimento assistencial com equipes de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família; ambulâncias de suporte básico; unidade móvel de vacina; consultório na rua; unidade de odontologia móvel, e atenção domiciliar por meio do programa Melhor em Casa.
A qualidade no atendimento também foi alargada por meio do concurso público 001/2017, onde a frota de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, psicólogos e demais profissionais da área da saúde ocuparam cargos dentro da rede municipal de saúde, abastecendo, desta forma, a rede e ampliou a quantidade de atendimento.
Educação – No âmbito da educação, a prefeitura investiu de forma expressiva e, a qualidade do ensino municipal pôde ser comprovada pelo último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que colocou a educação municipal em terceiro lugar, com maior crescimento entre as capitais brasileiras nas séries iniciais, ficando com a pontuação de 5.1. em 2017. Já a merenda do município, essa foi destaque nacional com a “Macarronada Paraense”, que venceu o concurso nacional das “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Estruturalmente os investimentos na educação merecem destaque. Desde 2013 a rede municipal de educação foi significativamente ampliada. O número de vagas para a educação infantil ultrapassou o número de 21 mil vagas, reflexo da construção de 16 escolas e 82 unidades reformadas ou ampliadas, além da construção de 17 quadras esportivas. Em relação ao atendimento às crianças com deficiência, este registrou um aumento significativo, pois saltou de 500 para 1.800 alunos e, de 33 salas especiais para 66. Outro número positivo foi em relação às escolas em tempo integral que dobrou, saindo de 40 para 82 unidades.
No transporte escolar a melhora também foi expressiva e o município conta hoje com 47 ônibus, 18 barcos e quatro lanchas para o transporte dos alunos das ilhas. Vale destacar que todas as escolas do ensino fundamental contam com biblioteca.
Em 2020 - Somente neste ano, sete escolas foram inauguradas. Mais 40 escolas estão em pleno processo de reforma e oito estão sendo construídas. Um total de 50 escolas já foram totalmente climatizadas e 26 estão recebendo a instalação dos equipamentos de ar condicionado. “A Prefeitura de Belém tem como regra ter ar condicionado nas nossas escolas. “Nossas crianças estão com merenda de qualidade, com equipe técnica competente, ambiente agradável e, também, com salas climatizadas”, enfatiza o prefeito.