Com a pandemia do novo Coronavírus e a suspensão temporária das aulas da rede municipal de ensino, os professores têm buscado alternativas para manter seus alunos envolvidos com o conteúdo programático. E, professores da Escola Municipal de Educação Fundamental Liceu Mestre Raimundo Cardoso, localizada no distrito de Icoaraci, têm feito uso de novas ferramentas para manter o engajamento com os alunos.
“É algo muito novo, embora já tenha feito uma pesquisa de mestrado sobre o uso das tecnologias no ensino e aprendizagem da língua portuguesa analisando a escrita do aluno no facebook, mas é muito diferente. A estratégia não pode ser pensada somente na aula como transmissão de conhecimento, deve-se pensar numa forma de ser interessante para o aluno. Estou tentando trabalhar com atividades leves para garantir a aprendizagem. Porque diante desta situação, o recurso da tecnologia é a única ferramenta que o aluno tem”, afirma Glauce Correa Antunes, que é mestra em Letramentos e Linguagens, e leciona língua portuguesa para as turmas do 9º ano do Liceu.
Metodologia - Uma das ferramentas utilizadas pela professora é o Google Forms, que permite criar atividades de múltipla escolha, discursivas, e gerar pontuação para o aluno de acordo com os acertos, e ainda permite um feedback entre professor e aluno. O link das atividades são enviadas ao coordenador da escola e encaminhadas ao grupo de WhatsApp dos responsáveis dos alunos. As atividades também são enviadas para o blog da Secretaria Municipal de Educação (Semec), que atende toda a rede municipal.
“Achei esta ferramenta mais prática, porque o aluno não precisa escrever ou fazer cópia, ele pode responder pelo celular mesmo. Busquei trabalhar o que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) propõe, que é a compreensão e interpretação de texto, análise linguística e semiótica”, destacou a professora, que enviou atividades como a leitura do livro ‘Diário de Anne Frank’, versão em quadrinhos, e o filme ‘O menino que descobriu o vento’.
Projeto - No Liceu Mestre Raimundo Cardoso, outra iniciativa que utiliza a tecnologia para auxiliar o estudo dos alunos em casa, o projeto "Ensino Técnico - Uma Nova Perspectiva", está sendo usada como principal fonte de conhecimento, pois prepara os alunos do 9º ano (último ano do ensino fundamental), para o Processo Seletivo Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Pará (IFPA), por meio de palestras e rodas de conversas com profissionais do Instituto. Além disso, é possível aplicar exercícios e simulados bimestrais com o mesmo nível da prova de seleção ao IFPA.
Idealizado pelo professor Fabrício Sousa, o projeto conta com a parceria de outros professores do Liceu. Fabrício criou um grupo no aplicativo de mensagens Telegram para trocar informações, comentar exercícios e solicitar orientações com os alunos. Esse processo é acompanhado pelos responsáveis dos alunos. “O projeto já aprovou muito alunos e a cada ano é muito cobiçado por eles. Independente da pandemia, o projeto já previa um acompanhamento online, o qual é feito através do aplicativo, pelas vantagens que ele apresenta”, comenta.
Os alunos recebem as atividades e testes e devolvem no dia seguinte. Também são realizados desafios, onde eles disputam uma gincana virtual de conhecimentos específicos das áreas de conhecimento como história, matemática e demais disciplinas.
Segundo Fabrício, os alunos têm um horário fixo de estudo, mesmo com as dificuldades diante da pandemia e, em alguns casos, por falta de acesso à internet ou mesmo celular. “Alguns alunos emprestam telefones de parentes ou esperam um colega baixar os testes e lhes mostrar as questões, mas a participação deles é visível. São empenhados. Eles buscam fontes complementares de conhecimento como Google, Youtube, livros e auxiliam os demais colegas em grupos de estudos criados por eles mesmos, em que discutem questões e compartilham entendimentos", relata.
Alunos - Maria Luiza da Silva Arnaud, 14 anos, afirma que participar do projeto é a realização de um sonho. "Vai ajudar a alcançar mais rápido o meu objetivo. O "Telegram" é a melhor opção de comunicação dos professores com os alunos, principalmente agora, em meio a esse caos que estamos passando. De segunda a sexta, os professores passam atividades, lançam desafios de todas as matérias. Minha experiência está sendo uma das melhores até agora. Nunca pensei que fosse ser tão gratificante participar de um projetor tão bom como o ensino técnico", disse a estudante que deseja cursar Eventos.
Para Maria Luiza, as expectativas neste momento são as melhores. "Nunca pensei que estudar online seria tão fácil assim. Os professores estão fazendo o máximo por nós, só tenho a agradecer. Sinceramente, eles estão fazendo com que as nossas expectativas só aumentem a cada dia. E as atividades da professora Glauce são muito bem elaboradas", conclui.
A aluna Flávia Jamylle Figueiredo Matias, 14 anos, conta que tem dificuldade de estudar pela internet, mas entende que as aulas online são a melhor alternativa neste momento. “Prefiro aulas presenciais, mas quando estou estudando, esse é o melhor momento do meu dia. Então, faço o possível para está sempre acompanhando as atividades. Os professores sempre estão a postos para tirar qualquer dúvida”, elogia a jovem que tem como meta passar na prova do IFPA.
Positivo - O professor Fabrício ainda vê outro ponto positivo com o uso das tecnologias, segundo ele, os laços de companheirismo e respeito também se fortalecem. “Alunos de quatro turmas diferentes agem como se pertencessem a uma única turma, aproximando-os a ponto de todos se motivarem elogiando os acertos dos demais membros, e celebrando a vitória da equipe alheia em dias de desafio”.