A Prefeitura Municipal de Belém criou o plano de Atendimento Emergencial para assistir às pessoas em situação de rua que apresentam sintomas do novo Coronavírus. O ginásio Altino Pimenta foi disponibilizado para abrigar pessoas que estejam com sintomas leves, e as assintomáticas serão acolhidas no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), em São Brás.
A ação reúne esforços de profissionais de diversas áreas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Funpapa, e visa garantir um espaço de convivência para todos durante o período de isolamento social. As primeiras pessoas começaram a dar entrada nos espaços nesta quarta-feira, 6.
Capacidade - O ginásio Altino Pimenta tem capacidade para receber 150 pessoas. “As primeiras pessoas que chegaram ao espaço já estão sendo assistidas por uma equipe multidisciplinar do Consultório na Rua, composta por assistentes sociais, enfermeiros e médicos, que vão realizar o acompanhamento e monitoramento dos casos 24h por dia. Elas vão ficar acolhidas aqui e terão acesso a banho, todas as refeições, informações e orientações sobre a Covid-19”, explicou Rita Rodrigues, psicóloga do consultório na rua.
A psicóloga destacou o trabalho que a equipe do Consultório na Rua está realizando nas ruas da cidade. “Estamos buscando sensibilizar as pessoas que ainda estão na rua e oferecendo todo o suporte clinico que elas estão precisando nesse momento difícil”, disse.
Um dos acolhidos no espaço foi Rosivaldo dos Santos que foi transferido do mangueirão pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). “Eu não estou me sentindo bem. Estou com febre”, disse o acolhido que receberá os atendimentos.
Elaine Ferreia, coordenadora do Altino Pimenta, destacou a preocupação da prefeitura com as pessoas em situação de rua e os serviços que serão disponibilizados para elas. “Preparamos todo o espaço para atender esse público. Temos o material de limpeza, os kits de higiene e uma equipe composta por cuidadores, serviços gerais, vigilantes e copa e cozinha”, contou. A coordenadora ressaltou que os assistidos também vão poder ter acesso aos serviços sociais de benefícios, documentação entre outros.
A Prefeitura de Belém também abriu o Centro Pop de São Brás para acolher pessoas vulneráveis do grupo de risco prioritário que estejam assintomáticas. “O espaço está aberto 24 horas para abrigar idosos, mulheres e famílias que estão assintomáticos, e uma equipe formada por cinco educadores e dez cuidadores estão aptas para cuidar dessas pessoas”, afirmou Caroline Ribeiro, coordenadora do Centro.
Antônio da Silva, 49 anos, está há dois anos em situação de rua e buscou ajuda no Centro Pop . “Aqui é mais seguro do que dormir na rua. Não tenho como pagar um quarto. Aqui tomo banho e tenho comida. Essa ajuda é muito importante pra mim”, disse.
Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, todos os profissionais que atuam com as pessoas em situação de vulnerabilidade utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) como roupa impermeável, mascará e luvas.