Hoje, 06 de Junho, é uma data é marcada pelo Dia Nacional do Teste do Pezinho para simbolizar a importância do exame na prevenção de doenças em recém-nascidos. O teste que faz parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde (MS), é obrigatório e ajuda da na identificação de doenças genéticas em recém-nascidos. Ele deve ser realizado por todos os bebês de 48 horas de vida até o 30° dia, mas, para resultados mais eficazes, é recomendado pelo MS ser feito do 3° ao 5° dia de nascimento.
O teste é uma forma de prevenção, e em Belém é realizado para quatro doenças: o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria, a anemia falciforme hemoglobinopatias e para a fibrose cística.
No município, o teste do pezinho é gratuito, e pode ser feito em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto na Unidade Quinta dos Paricás, do Portal Amazônia e do Castanheira, que foram inauguradas em meio a pandemia do novo coronavírus, o que impossibilitou o treinamento dos profissionais.
“Para o bebê ser testado, ele precisa receber um furo pequeno no seu calcanhar, e após trinta a quarenta dias, já pode buscar o resultado na unidade em que foi feito o exame. De Janeiro até Abril foram realizados 3.754 testes do pezinho no município", disse Andreza Sena, Coordenadora da Referência Técnica da Saúde da Criança e Adolescentes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), órgão da Prefeitura de Belém.
Se o recém-nascido for portador de alguma das doenças diagnosticadas pelo teste e não for tratado de imediato, provavelmente ele terá problemas em seu desenvolvimento físico e mental, pois não é possível tratar as doenças depois que forem desenvolvidas.
Emilly Mayara e seu filho Heitor Veloso, foram atendidos pela primeira vez na Unidade Básica de Saúde da Marambaia. “Fomos muito bem recepcionados, e estou bastante satisfeita. Além do teste do pezinho, Heitor também fez a vacina da hepatite B".
O pai do recém-nascido, Alberto Veloso, fica feliz em poder acompanhar o momento. “Podem vir que aqui tem um ótimo atendimento e profissionais muito competentes que nos deixaram seguros mesmo em meio à pandemia”, afirmou.
Na UBS Marambaia, a coleta é realizada de segunda a quinta-feira. Às sextas-feiras são as entregas dos exames. “Antigamente, nós atendíamos sete crianças por ordem de chegada, mas com a pandemia, reduzimos para cinco. Entretanto, é importante que os responsáveis saibam da importância do exame e que se programem para vir, pois não temos aglomeração e o serviço está funcionando normalmente, com atendimento em sala isolada e higienizada, além dos profissionais com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde”, destacou a técnica de enfermagem, Yvelize Lima.