A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), segue com ações ambientais e de preservação do meio ambiente, seguindo as diretrizes do manual de Arborização de Belém.
A capital paraense tem, aproximadamente, quatro mil logradouros públicos que fazem parte do planejamento de manutenção que é feito diariamente pela Semma, incluindo as praças, canteiros centrais e jardins, que recebemos trabalhos de roçagem, limpeza e paisagismo com podas de árvores, estas, inclusive, de janeiro de 2019, até o momento, já somam 5.147 mil podas.
As manutenções das árvores da cidade são realizadas de acordo com o Manual de Orientação Técnica da Arborização Urbana de Belém, instituído em 2013. No material, é possível ter diretrizes e orientações das espécies adequadas para a arborização de Belém, além dos serviços de manutenção.
“Belém foi a oitava capital a ter o manual de arborização e a lei municipal. Essa lei vem auxiliando na proteção da urbanização da cidade. O manual ordena a poda, o plantio e a manutenção dessa arborização”, afirma o engenheiro agrônomo Paulo Porto, diretor geral da Semma.
Minucioso - Todo o trabalho de manutenção e vistoria das árvores da cidade é acompanhado por engenheiros agrônomos e florestais, que fazem parte do Departamento de Áreas Verdes Públicas (DAVP) da Semma. As ações de preservação e manutenção do meio ambiente são realizadas diariamente. Em um ano, a secretaria planou 52.349 mil mudas ornamentais e 853 arbóreas, na capital. Esses vegetais são cultivados na Granja Modelo da Prefeitura de Belém, que atende toda a região metropolitana e, atualmente, está em reforma.
Para estar mais próxima da população, a Semma também realiza ações de educação ambiental nas comunidades do município. São feitas palestras e oficias, com o intuito de motivar a população para a preservação do meio ambiente.
O titular da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), Fábio Lúcio Costa reconhece o trabalho da secretaria, que se estende por toda Belém. “É responsabilidade nossa cuidar do meio ambiente, precisamos pensar nas gerações futuras, apesar do momento atual que atravessamos, precisamos construir um mundo melhor para as próximas gerações. Essa é nossa função como cidadão e, principalmente, como servidor público”.
Serviços: As solicitações de poda e vistoria de árvores que estejam em via pública devem ser feitas no protocolo da Semma, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, Nº 2078 (Nazaré), ou via e-mail: oficiosemma@gmail.com