Pesquisar

Comitê de Segurança Municipal fiscaliza orla de Icoaraci

Foto: Grasiela Costa Adic
Comitê de Segurança Municipal fiscaliza orla de Icoaraci
Comitê de Segurança Municipal fiscaliza orla de Icoaraci
Comitê de Segurança Municipal fiscaliza orla de Icoaraci
Comitê de Segurança Municipal fiscaliza orla de Icoaraci
Comitê de Segurança Municipal fiscaliza orla de Icoaraci
Comitê de Segurança Municipal fiscaliza orla de Icoaraci

Membros do comitê reforçam aos barraqueiros que consumo de alimentos está proibido no local de venda.

Devido a várias denúncias sobre aglomerações e pessoas sem máscara na orla de Icoaraci a prefeitura de Belém, por meio do Comitê de Segurança Municipal, esteve no distrito na noite desta  sexta -feira, 19, com o objetivo de monitorar o cumprimento do decreto municipal que dispõe sobre as medidas preventivas à pandemia de Covid-19.

Várias pessoas, entre adultos e crianças, circulavam na orla sem o uso de máscaras. A aglomeração também chamou a atenção do comitê, que logo conversou com todos e orientou sobre o devido distanciamento social.

O comitê é composto por representantes da Ordem Pública, Guarda Municipal de Belém (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob)." Essa operação é contínua e começou  quando saíram os decretos municipal e estadual. A Guarda está hoje na orla com o Grupamento de Ações Táticas com Cães, o Atac, além dos efetivos de Icoaraci e Outeiro e as motocicletas do Rondac. E sempre contamos com o apoio da Polícia Militar", disse o inspetor Barros da GMB.

Algumas multas foram aplicadas e máscaras foram distribuídas durante a ação. Lucas Vinícius da Silva Teles, de 20 anos, que foi um dos que receberam multas, assumiu que estava totalmente errado por não usar máscara e estar sem os documentos pessoais e da motocicleta, mas destacou o trabalho de prevenção que a prefeitura está desenvolvendo durante a pandemia. "Assumo meu erro.Saí com tanta pressa que acabei esquecendo todos os documentos e a máscara. Mas parabenizo a prefeitura pelo trabalho de prevenção que está desenvolvendo em Icoaraci. Somos nós que precisamos ter consciência e cumprir com a nossa parte", declarou.

O agente distrital de Icoaraci, Fábio Lúcio de Souza Costa, vem  pedindo à população que tenha consciência sobre os riscos de aglomerações e do não uso de máscaras. "Estamos em parceria com a rádio Sorriso, a qual enviamos um áudio com orientações sobre os riscos de aglomerações na orla, a falta do distanciamento social e pessoas circulando sem máscara. A agência distrital agradece o trabalho do Comitê de Segurança Municipal e pede mais uma vez que a população se previna, pois o vírus ainda está circulando", ressaltou o agente distrital.

Em toda extensão da orla se via pessoas consumindo bebida alcoólica e alimentos. Durante a operação permissionários e ambulantes irregulares foram notificados e orientados a sair, pois o horário estipulado já havia encerrado. 

Alerta- A coordenadora da Ordem Pública, Elizete Cardoso, chama a atenção da população para os riscos de avanço da pandemia.
"Estamos fazendo esta fiscalização diuturnamente desde o início. E agora não dá mais para ficarmos aguardando a conscientização das pessoas. Já estamos informando e orientando há tempos. O ser humano só se conscientiza quando dói no bolso dele. A população precisa parar de brincar com a vida, o vírus ainda está circulando", alerta a coordenadora.

Elizete Cardoso ressaltou que  algumas atividades estão permitidas, desde que as regras impostas no decreto sejam cumpridas. A vendedora de lanches Nora da Silva Borge, de 65 anos, faz questão de cumprir o que determina o decreto."Eu trabalho há 25 anos aqui e nesse período de pandemia passamos por esse lockdown, que não foi bom pra ninguém.Então precisamos ter cuidado com nossa saúde. Eu sempre oriento meus clientes a usarem máscara, álcool em gel, a manterem o distanciamento social e não deixo ninguém comer aqui, todos são orientados a levarem para suas casas ", conta a vendedora.

Vendedores de coco receberam orientações e alguns foram notificados e tiveram suas cadeiras recolhidas por estarem descumprindo  o decreto. " Usar a máscara é obrigatório e manter o distanciamento social é fundamental para a prevenção contra o Covid-19 ", reforça a coordenadora da Ordem Pública.

Balanço - Cinco barracas de venda de coco foram fiscalizadas, notificadas e tiveram suas mesas e cadeiras recolhidas, somando um total de 34 cadeiras e 03 mesas. Dezesseis pessoas foram multadas por não estarem usando máscaras.

O comitê solicita o apoio de todos na fiscalização do cumprimento das normas. Denúncias podem ser feitas através do número 153 da Guarda Municipal de Belém.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: