Pesquisar

Sesma realiza campanha de combate à sífilis

Foto: Oswaldo Forte
Sesma realiza campanha de combate à sífilis

A sífilis é uma patologia crônica e que permanece como um grave problema na saúde pública do Brasil. Para combater a doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) está realizando a Campanha Outubro no Combate à Sífilis, com foco na sífilis congênita, já que as sequelas dessa infecção são irreversíveis e evitáveis para os recém-nascidos. 

Na campanha estão sendo intensificadas ações de conscientização com distribuição de insumos de prevenção e testagem para sífilis para usuários das unidades de saúde do município de Belém, além de ações de educomunicação para qualificação de gestores e profissionais do município na temática da doença.

A principal forma de transmissão da sífilis é por contato sexual, mas pode ser transmitida também por outros mecanismos, como contato direto com mucosas, transfusão de sangue fresco (raro), por meio de inoculação direta por agulha infectada ou manipulação de material infectado. O risco de a mãe transmitir ao feto é elevado, sendo de grande importância a conscientização das gestantes em fazer o acompanhamento pré-natal.

Segundo o Boletim Epidemiológico de Sífilis de 2019, foram notificados 62.599 casos novos da doença em gestantes e 26.219 casos de sífilis congênita no país. Já em Belém, foram notificados 253 casos de sífilis em gestantes, 64 congênitas e 647 em adultos somente no ano de 2019. Em 2020 houve uma queda nos números. Desde janeiro até o mês de julho, foram notificados 19 casos de sífilis em gestantes, 8 congênitas e 83 em adultos.

“O resultado da queda dos números de infecções é o trabalho efetivo da Sesma de intensificação das ações de promoção e prevenção à saúde, diagnóstico e tratamento da sífilis”, confirma o coordenador da Referência Técnica IST/Aids e Hepatites Virais da Sesma, Reginaldo Junior.

A rede pública de saúde preconiza a prevenção da ocorrência da sífilis e oferece diagnóstico e tratamento gratuitos para a população, com destaque para as políticas públicas direcionadas às gestantes e suas parcerias sexuais.

São realizados testes para a doença durante todo o ano em todas as unidades municipais de saúde (UMS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Av. Tamandaré, n° 909, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.
 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: