Pesquisar

Cerca de 40% do público-alvo da campanha de vacinação compareceu às unidades de saúde no “dia D”

Foto: João Gomes
Cerca de 40% do público-alvo da campanha de vacinação compareceu às unidades de saúde no “dia D”
Cerca de 40% do público-alvo da campanha de vacinação compareceu às unidades de saúde no “dia D”

Cerca de 40% do público-alvo da campanha de vacinação compareceu às unidades de saúde no “dia D”

No sábado, 17, dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite), centena de pessoas se dirigiram até às unidades de saúde do município para garantir a sua imunização das criança, e também atualizaram a caderneta de vacinação para outras doenças na chamada Multivacinação. A meta é imunizar 79 mil crianças contra a pólio.

“Neste dia D de vacinação, conseguimos imunizar cerca de 40% das pessoas. Estamos com 74 postos de vacinação. No momento que deixo de vacinar, deixo de proteger esta criança e doenças que já estão erradicadas podem reaparecer. Não podemos baixar a cobertura vacinal, porque temos o exemplo do Sarampo, como um caso importado”, explicou Nazaré Athayde, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações.

A imunização contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) é destinada às crianças de 1 ano a menores de 5 anos com a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. Menores de 1 ano só podem receber a VIP.

A Multivacinação é direcionada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, que precisam atualizar a situação vacinal. São aproximadamente 18 vacinas. Para as crianças são: BCG, Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela. Para os adolescentes além de reforços das imunizações feitas na infância, são elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela. Todos devem apresentar a carteira de vacinação e um documento de identificação.

Assim como nos demais postos da cidade, a Unidade de Saúde do Guamá registrou uma grande demanda de pessoas no turno d manhã. A aposentada, Sirlene Oliveira, 70, avó do Luide Engelque, de dois anos, lembrou que sempre ficou atenta à vacinação dos filhos, e, agora, continua com os netos. “Trouxe o Luide para tomar a gotinha e ficar com a caderneta de vacinação em dia como sempre fiz com os meus filhos. Sei que essa vacina é muito importante para proteger de várias doenças, como a paralisia infantil”.

O mesmo fez a dona de casa Maria Cristina Vaz, 60, levando a neta Alícia, de quatro anos, para tomar a gotinha contra a poliomielite. “No meu entendimento, toda vacina é importante, principalmente por causa dessas doenças como a Covid-19”.

A campanha segue até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde do município.
 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: