A educação de Belém está em festa. Neste sábado (12) a Secretaria Municipal de Educação (Semec) comemorou a garantia da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para 100% dos seus trabalhadores.
“A nossa secretaria está extremamente feliz. Nós temos muita certeza de que um novo momento da educação de Belém começa a partir de agora”, disse a titular da Semec, Marcia Bittencourt, lembrando ainda que a aplicação da segunda dose será em agosto.
Em dois dias, na sexta (11) e neste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) atendeu em 13 pontos da cidade os trabalhadores da educação do ensino fundamental e os servidores remanescentes da educação infantil e especial que não puderam se vacinar na primeira etapa, dia 29 de maio.
A expectativa era do atendimento de 2.800 trabalhadores da educação pública municipal nos dois dias. Quem não pôde se vacinar no fim de semana será encaixado na próxima fase, que deverá atender os ensinos médio e superior.
A professora Shirley Leão, que leciona na Escola Municipal Inês Maroja, no Barreiro, e é especialista em educação na Escola Estadual Doutor Justo Chermont, na Pedreira, foi imunizada neste sábado no ponto de atendimento montado no shopping Bosque Grão-Pará. “Hoje eu vim tomar minha vacina, uma conquista. Estou feliz, a palavra é gratidão. Que a gente possa retornar à nossa vida com paz, com alegria e com segurança. E que essa vacina não venha somente para nós, que venha para todos. Viva o SUS - Sistema Único de Saúde-, viva à vacina!”, festejou.
Voluntariado - Com um trabalho articulado, fruto de reuniões de planejamento entre as duas secretarias, servidores voluntários da Semec trabalharam em parceria com os voluntários da Sesma auxiliando na conferência de documentos, em casos em que havia dúvidas, e na orientação de professores, merendeiras, porteiros, agentes de serviços gerais, servidores administrativos e tantos outros profissionais que se decidam à educação no município de Belém.
André Monteiro, professor de artes da rede municipal, diretor da Escola Municipal Remígio Fernandez, em Mosqueiro, se vacinou na primeira etapa e resolveu ajudar na organização da segunda. “Hoje estou aqui, na segunda etapa de vacinação, como voluntário, participando desse processo de receber os nossos servidores e poder proporcionar a eles esse momento de alegria, de esperança, de vitória. Agradeço à Semec por ter nos dado essa oportunidade de poder estar aqui e poder servir da melhor forma”, ressaltou.
O voluntário da Sesma Lucas Martins, professor de Biologia, atua no ponto de vacinação da Universidade Federal do Pará (UFPA). “Faz mais ou menos um mês e meio que eu sou voluntário aqui e uma das coisas que me motivou foi a possibilidade de contribuir. Todo esse momento que a gente vive é muito difícil, então acho que todo ato, mesmo pequeno, de solidariedade, de compaixão, é louvável. Estar aqui trabalhando com pessoas, dando para elas um pingo de esperança, no caso algumas gotas de esperança, que é a vacina, é muito gratificante. Ver o sorriso das pessoas, o agradecimento delas, ter a certeza de que a alguns dias elas já não vão entrar para uma estatística de morte é muito bom. O que paga o nosso trabalho é ver a felicidade das pessoas por estarem vacinadas e devidamente protegidas”.