Pesquisar

Semana do Bebê leva vacinação contra gripe a escolas municipais

Foto: Leandro Müller - Semec
Semana do Bebê leva vacinação contra gripe a escolas municipais
Semana do Bebê leva vacinação contra gripe a escolas municipais
Semana do Bebê leva vacinação contra gripe a escolas municipais
Semana do Bebê leva vacinação contra gripe a escolas municipais

Semana do Bebê promoveu a imunização contra a gripe em oito escolas municipais.

Como parte da programação da 9ª edição da Semana do Bebê, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realizou nesta quarta-feira, 11, a imunização contra a Influenza e a suplementação de vitamina A para crianças de até 6 anos de idade em oito escolas municipais. A iniciativa tem apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

“Este evento tem o intuito de melhorar e aumentar a cobertura de vacinação da Influenza e a dispensação da vitamina A, porque a nossa cobertura vacinal tem sido menor e um dos motivos é a pandemia, que dificulta a transição, aquisição e oferta dos serviços. Então foi necessário fazer o reforço da vacinação. A dispensação da vitamina A é uma medicação essencial na vida das crianças para uma boa visão, para a pele, e o desenvolvimento infantil’, explicou a coordenadora da RT Saúde da Criança e do Adolescente, da Sesma, Milena Ferreira Porfírio, responsável pela Semana do Bebê.

Pontos de Vacinação – A Semec cedeu oito escolas municipais para a vacinação, são elas: EMEIF José Alves Cunha, no Tapanã; EMEI Luz Marina, em Icoaraci; EMEI Renata Sales Pena, no Parque Guajará; EM Casa da Criança, no Souza; EM Jardim das Oliveiras, no Guanabara; EMEI Lúcia Soares Castro, no Marco; EMEI Erê, no Barreiro; e EMEIF Abel Martins, no Carananduba, em Mosqueiro.  

Apesar de aberta à comunidade, somente na rede municipal de ensino a vacinação atingiu 21 mil crianças de 6 meses a 3 anos em creches e crianças de 4 a 5 anos de idade na educação infantil matriculadas em 153 unidades educativas. “Além da campanha de vacinação da influenza e do incentivo a vitamina A pras crianças temos também rodas de conversa com as famílias sobre a saúde, o desenvolvimento integral dessa criança que está conosco na educação infantil. Ou seja, a importância do cuidado a saúde na primeira infância”, destaca a coordenadora da Educação Infantil (Coei), da Semec, Miriam Amara.

As escolas mobilizaram a comunidade, enfeitaram os espaços para a criançada e a estratégia deu certo, as famílias compareceram desde cedo. Na EMEI Lúcia Soares Castro, no Marco a movimentação foi intensa. Maria do Socorro Souza levou a filha Vitória Maria de Souza, de dois anos, estudante da escola para vacinar. “Achei muito legal ter um ponto de vacinação na escola da minha filha e vou aproveitar para vacinar a minha filha mais velha e deixar o calendário de vacina em dia”.

Ana Paula Rodrigues, mãe do David Gabriel Bahia, de três anos, estudante da creche Cordeirinho de Deus aproveitou que a EMEI Lúcia Castro fica próximo de casa para imunizar o filho. “É mais perto de casa e facilita bastante pra gente. Fiquei sabendo pelo grupo das mães da escola. Foi bem rápido o atendimento. Foi ótimo”, disse a dona de casa que está sempre atenta ao calendário de vacina.

Atualmente, a Semec conta também com a Coordenação Integrada de Educação e Saúde (Cines), para garantir a assistência à saúde integrada na primeira infância, por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE) e inserção de psicólogas e assistentes sociais na rede de educação. Além de ser parceira do Unicef no Programa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi). Essas ações, atividades e programas têm como finalidade o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, envolvendo famílias e comunidades.

A Semana do Bebê começou nesta terça-feira, 10, e segue até o dia 14 deste mês.

 

 

 

 

 

 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: