No Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira, 22 de março, os alunos do ensino médio da Fundação Escola Bosque (Funbosque) visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bolonha, em Belém. Na estação, eles tiveram a oportunidade de conhecer todo processo de tratamento da água, desde a captação até chegar às casas da população da capital paraense.
A assessora de programa sociais da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Lene Oliveira, explicou a importância dessa visitação.
“Monitorados pela equipe técnica da Cosanpa, os alunos têm a chance de conhecer todas as etapas desse tratamento, que chamamos do caminho da água, que vai da captação até a casa de cada um deles. Essa visita tem como objetivo conscientizar o aluno de como ele deve fazer o uso correto da água, preservar esse bem”, disse.
Saneamento e cidadania - A visita é resultado de um convite feito pela Cosanpa à Funbosque, dentro do projeto Saneamento e Cidadania, desenvolvido com a intenção de proporcionar aos alunos de escola pública o conhecimento sobre educação ambiental, levando-os para visitas ao Complexo do Utinga, para que conheçam o processo de tratamento de água.
A programação do dia da água começou com a equipe técnica social da Cosanpa conversando com os estudantes, sobre a importância do uso racional da água e a preservação do meio ambiente.
Logo depois, assistiram à apresentação de um vídeo, que explica o funcionamento de toda a Estação de Tratamento. Os estudantes passaram pelos filtros e receberam explicações sobre cada fase do tratamento da água. Eles ainda plantaram mudas de árvores.
Conscientização - O aluno Carlos Dantas, de 17 anos, disse que achou a experiência importante. “Hoje pude ver todo o processo de tratamento da água, que nós usamos no dia a dia. Entendi que se a gente não se conscientizar, não vamos conseguir fazer com que essa água dure mais no nosso planeta. Tudo isso ajudou muito a entender, pois sem água a gente não vive. Eu saio daqui hoje com uma outra mentalidade, sobre como cuidar, usar e reutilizar a água”.
A professora da Funbosque, Heloísa Benjamin, destacou a necessidade dos alunos terem contato com atividades práticas. “Atividades como essa deveriam existir sempre, pois a prática é importantíssima para tudo que eles vivenciam dentro de sala de aula, para as teorias que eles conhecem no curso. Isso aqui é uma extensão de sala de aula".
"Hoje, no dia da água, eles puderam entender como funciona este espaço, que é muito importante para todos nós e que poucas pessoas têm a oportunidade de conhecer”, avaliou a professora.
Histórico - A Estação do Lago Bolonha começou a funcionar em 1986. Em 2010, uma nova etapa da estação também entrou em funcionamento. O Bolonha tem capacidade de fazer o tratamento de 5m³ (metros cúbicos) de água por segundo. As fases de tratamento são a coagulação, turbilhonamento, floculação, filtração e decantação.
O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 e nasceu em uma Assembleia Geral das Organização das Nações Unidas (ONU). A missão é que o dia 22 de março sirva para motivar ações de conscientização sobre a importância e do uso racional e responsável da água.