Pesquisar

Anunciada seleção preliminar dos projetos de urbanização do igarapé São Joaquim, em Belém

Foto: MÁCIO FERREIRA / AG BELÉM
Anunciada seleção preliminar dos projetos de urbanização do igarapé São Joaquim, em Belém
Anunciada seleção preliminar dos projetos de urbanização do igarapé São Joaquim, em Belém
Anunciada seleção preliminar dos projetos de urbanização do igarapé São Joaquim, em Belém

Seleção preliminar escolhe o projeto do arquiteto de Brasília, Fabiano Sobreira, em primeiro lugar, para implantação do Parque Urbano do Igarapé São Joaquim

O projeto do arquiteto Fabiano José Arcadio Sobreira foi o vencedor da etapa preliminar do concurso, lançado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), com a finalidade de escolher um projeto para transformar o igarapé São Joaquim em Parque Urbano Igarapé São Joaquim. 

O resultado foi anunciado na tarde desta segunda-feira, 4, em evento virtual, transmitido pelos canais das instituições no Youtube (Youtube IABPrefeitura de Belém no Youtube). Para tomar a decisão o júri, composto de arquitetos de várias instituições locais e nacionais, analisaram se o projeto inclui aspectos nos eixos ambiental, mobilidade e acessibilidade urbana, social, econômico e a arquitetura da paisagem, como previsto no edital. 

Fabiano José Sobreira é de Brasília e atua na GSR Projetos e Consultoria. O segundo lugar selecionado é do arquiteto Duarte Vaz, da empresa Embya Paisagismo, do Rio de Janeiro. O terceiro, é o arquiteto Frederico Rabelo, de Goiás.

"Foram as ideias em torno da cultura popular, participação comunitária, a música, a literatura do Pará, de Belém, que inspiraram a elaboração do projeto, que faz uma imersão também nas raízes ribeirinhas do povo da cidade", revela o arquiteto Fabiano José Sobreira

Projetos de qualidade

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhou o anúncio da seleção preliminar dos projetos e disse que o júri reconhece a qualidade do trabalho feito pelos profissionais participantes na arquitetura e urbanismo nacional. 

“Tenho certeza que o resultado desse concurso vai mudar a vida para melhor do povo do Estado do Pará e da cidade de Belém”, destaca a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Maria Elisa Baptista.

O concurso, que tem como coordenador Luiz Fernando, do IAB, tem como objetivo a requalificação urbana, ambiental e da arquitetura da paisagem da área do entorno do igarapé, passando por 20 bairros da capital paraense. 

O projeto também prevê a criação do Parque Igarapé São Joaquim, que terá área de 6,48 hectares e 4,6 km de extensão. Toda a obra está orçada em R$ 160 milhões e deve passar por licitação ainda este ano. A expectativa da Prefeitura de Belém é que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2023.

Resultado final

18 projetos de todo o Brasil e de outros países da América Latina participaram do concurso. Conforme prevê o edital, neste 4 de abril foi apresentado o projeto vencedor, de maneira preliminar, e o resultado definitivo será divulgado para a sociedade dia 28 de abril de 2022. 

Como parte do comitê montado na Prefeitura para o concurso, participaram do anúncio preliminar, além do prefeito Edmilson Rodrigues, a secretária municipal de Saneamento, Ivanise Gasparim, e o coordenador de Projetos Especiais, José Andrade Raiol, além do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU-PA), José Akel Fares.

O concurso - O lançamento do edital para o concurso Parque Igarapé São Joaquim na Bacia do Una foi realizado no mês de janeiro deste ano. O edital convocou escritórios de arquitetura e urbanismo de todos o Brasil para transformar a área do igarapé São Joaquim, que, por 16 anos, sofreu com o descaso, prejudicando a vida das famílias dos bairros que o córrego corta na capital paraense.  

Salão de Arquitetura e Urbanismo - Durante a apresentação do projeto vencedor preliminar do concurso, o prefeito Edmilson Rodrigues anunciou que durante a Bienal das Artes, prevista para ser realizada setembro deste ano, ocorrerá o Salão de Arquitetura e Urbanismo, com o intuito de fomentar a pesquisa no segmento, em Belém.

Para acompanhar todo o andamento do concurso acesse AQUI
 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: