A sexta reunião do Conselho da Cidadania de Belém foi realizada, na tarde desta segunda-feira, 25, no auditório da Companhia de Desenvolvimento e Administração de Áreas Metropolitanas (Codem), de maneira semipresencial, para debater três pautas ligadas à mobilidade urbana e à ecologia na cidade de Belém.
Um principais debate foi a viabilidade de se instalar em Belém o transporte público à base de energia elétrica e o sistema VLP (Veículo Leve sobre Pneus). Também foram discutidos a questão da educação ecológica e o lixo na capital.
Para participar do encontro foi convidada a professora do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria Emília Tostes, que desenvolve pesquisas sobre a implantação de mobilidade elétrica em Belém.
Fontes menos poluentes - “Eu fiquei muito feliz de ser convidada para esse encontro. Para mim, Belém é uma das regiões que mais precisam ter fontes de energia menos poluentes por estarmos muito perto da floresta amazônica. Então trazer mobilidade elétrica é trazer menos poluição para nossa região, explica a professora Maria Emília Tostes.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou do encontro e afirmou que Belém quer participar dessas experiências do sistema de modernização do transporte público com novas fontes energéticas.
Câmara técnica - “A minha proposta é organizar uma câmara técnica para constituir um projeto piloto, com a intenção de, em breve, termos um veículo elétrico para experimentarmos, de modo que as pessoas e os empresários vejam que é possível e, a partir daí, surjam ideias de investimento”, ressaltou Edmilson Rodrigues.
Um dos conselheiros do Conselho da Cidadania que participou do encontro foi o aposentado Lucivaldo Branco, de 69 anos, representando a sociedade civil. “O transporte elétrico é uma iniciativa que vai demorar algum tempo para ser implantada, entretanto, é preciso começar. Se nós começarmos com isso agora, talvez esse período de implantação reduza”, pontua Lucivaldo.
Viabilidade - O próximo passo é destinar as pautas debatidas no encontro para as secretarias municipais cabíveis, para verificar a viabilidade de implantação de cada proposta apresentada pelos Conselheiros à Prefeitura de Belém.
O titular da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belémtur) e secretário executivo do Conselho da Cidadania, André Cunha, explicou o objetivo das reuniões do conselho, as quais ocorrem de maneira trimestral. “Essa plenária dos conselheiros tem como objetivo debater os temas que são tratados diariamente dentro dos grupos de trabalho que integram o Conselho da Cidadania”, diz André.